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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Adriana Dantas Wanderley dos-
dc.creatorBordas, Miguel Angel Garcia-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-03-30T18:23:08Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-03-30T18:23:08Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4043-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de surdopt_BR
dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAdaptações curriculares no âmbito da surdez: o que é previsto pela política inclusiva?pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, baseado nos estudos surdos e na abordagem histórico-cultural, objetiva analisar as adaptações curriculares na educação dos surdos propostas pela atual política de educação inclusiva brasileira. Para tanto, através de uma pesquisa documental, analisou dois documentos oficiais: 1) Parâmetros Curriculares Nacionais - Adaptações Curriculares (1998) e 2) Saberes e Práticas da Inclusão - Educação Infantil - Dificuldade de Comunicação e Sinalização – Surdez (2006). Durante a analise dos mesmos, pôde-se observar nas propostas de adaptações curriculares do programa brasileiro de inclusão equívocos conceituais e lacunas que interferem na qualidade da educação oferecida aos alunos surdos. O atual currículo das escolas regulares oferecidos ao surdo tem os submetido a relações de poder entre a cultura ouvinte e a surda, entre a língua oral e a língua de sinais, entre a condição de normal e deficiente. Assim, conclui-se que quando se trata da educação de surdos, a ideologia de respeito à diversidade da política nacional inclusiva se contradiz ao impor padrões educacionais ouvintes aos surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXllpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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