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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Adriana Dantas Wanderley dos | - |
dc.creator | Bordas, Miguel Angel Garcia | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T18:23:08Z | - |
dc.date.available | 2021-03-30 | - |
dc.date.available | 2021-03-30T18:23:08Z | - |
dc.date.issued | 2009-10 | - |
dc.identifier.issn | 2177-272X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4043 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiça | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdo | pt_BR |
dc.subject | Políticas de inclusão | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Adaptações curriculares no âmbito da surdez: o que é previsto pela política inclusiva? | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho, baseado nos estudos surdos e na abordagem histórico-cultural, objetiva analisar as adaptações curriculares na educação dos surdos propostas pela atual política de educação inclusiva brasileira. Para tanto, através de uma pesquisa documental, analisou dois documentos oficiais: 1) Parâmetros Curriculares Nacionais - Adaptações Curriculares (1998) e 2) Saberes e Práticas da Inclusão - Educação Infantil - Dificuldade de Comunicação e Sinalização – Surdez (2006). Durante a analise dos mesmos, pôde-se observar nas propostas de adaptações curriculares do programa brasileiro de inclusão equívocos conceituais e lacunas que interferem na qualidade da educação oferecida aos alunos surdos. O atual currículo das escolas regulares oferecidos ao surdo tem os submetido a relações de poder entre a cultura ouvinte e a surda, entre a língua oral e a língua de sinais, entre a condição de normal e deficiente. Assim, conclui-se que quando se trata da educação de surdos, a ideologia de respeito à diversidade da política nacional inclusiva se contradiz ao impor padrões educacionais ouvintes aos surdos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | Xll | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Adaptações curriculares no âmbito da surdez.pdf | 800.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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