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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Iracema Spinola das-
dc.creatorMenezes, José Euclimar Xavier de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-07T11:26:37Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T11:26:37Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4103-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectJustiça socialpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleCotas pelo critério de raça: justiça social ou racismo institucional?pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é trazer à discussão o tema das cotas pelo critério da raça e as conseqüências nefastas que podem advir da adoção de tal procedimento, o estudo não visa tomar posição contra o critério de divisão das vagas nas Universidades Públicas por cotas e sim, trazer ao debate a escolha da raça como fator de seleção, e tentar com a mesma mostrar que o critério pela condição social atende ao objetivo proposto sem ser prejudicial para a harmonia racial que almejamos no Brasil. O que me levou a fazer esta pesquisa foi também o fato de que o questionamento feito sobre as cotas é, na maioria das vezes equivocado, pois, quando o mesmo é feito, aborda-se simplesmente o termo cotas, e ser contra, poderia soar como um contra senso, já que as cotas são positivas como elemento de justiça social. O que merece reflexão é a adoção da raça como critério para a seleção. Mesmo em se tratando das cotas pelo parâmetro do poder aquisitivo, o negro deve lutar pelo respeito à sua dignidade e estar atento para não alimentar ideologias que levem a reforçar preconceitos, como o de que o mesmo tem potencial intelectual inferior ao do branco, pois o que falta em verdade é ensino básico de qualidade, haja vista que os negros hipersuficientes não necessitam de cotas raciais para ingressar na Universidade. Os cidadãos carentes sejam negros, pardos ou brancos devem lutar pelo respeito e pela justiça social, para não alimentar a subjetivação em lugar do seu crescimento intelectual e moral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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