Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ferdinando Santos de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-07T18:51:23Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T18:51:23Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4132-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica educacional brasileirapt_BR
dc.subjectNova ordem mundialpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA política educacional brasileira no contexto da nova ordem mundialpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como intento refletir sobre a política educacional brasileira no contexto das novas configurações por que passa o Brasil e o mundo, a partir das atuais redefinições geopolíticas, econômicas e sociais. Portanto, nas duas últimas décadas, o processo de implementação da política educacional no Brasil, está muito mais a serviço da sustentabilidade da crise e da acumulação do capital, assim como da gestão do trabalho e da pobreza, do que para favorecer os processos de emancipação humana. Há uma expansão do direito à educação, definida, sobretudo para atender as “recomendações” dos organismos internacionais e as demandas do mercado, em detrimento das necessidades e interesses dos setores populares. Assim, entende-se que a questão da universalização do direito à educação está estreitamente relacionada aos profundos processos de desigualdade e exclusão social, e a sua efetivação ocorrerá mediante a garantia para todos do usufruto de um conjunto de bens materiais e simbólicos, qualificados socialmente de vida digna, justa e fraterna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A política educacional brasileira.pdf802.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.