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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMascarenhas, Aline Daiane Nunes-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-09T12:12:24Z-
dc.date.available2021-04-09-
dc.date.available2021-04-09T12:12:24Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4169-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscola hospitalarpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEducação no contexto hospitalar: interface da cidadaniapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de discussões teóricas em relação à escolarização no ambiente hospitalar e tem como objetivo discutir a educação como um elemento de cidadania para crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados sem poder freqüentar a sua escola de origem. Considera-se a escola hospitalar como um instrumento inclusivo para as crianças que se encontram em processo de internamento. Desse modo, tal temática será aprofundada a partir de uma revisão bibliográfica e de reflexões sintetizadas para minha dissertação de mestrado enquanto aluna do programa de Pós Graduação sticto sensu pela UFBA, na linha de Educação e Diversidade. Para a realização deste estudo utilizou-se de reflexões teóricas, desenvolvidas ultimamente, por Fonseca (1998; 2003); Ceccim (1997; 1999) e Bittar 1997) que têm trazido importantes contribuições sobre o atendimento pedagógico-educacional de crianças que se encontram em processo de hospitalização, enfatizando que esse atendimento é um instrumento contra a exclusão das crianças doentes. Nessa perspectiva, considera-se que a realização de uma proposta inclusiva requer que o sistema educacional reconheça as necessidades dos educandos, que por motivos exógenos ou endógenos, temporários ou permanentes possam ter assegurados o seu processo de aprendizagem a partir de saberes múltiplos. Espera-se que esse estudo seja de grande relevância para as discussões educacionais e possam ampliar e divulgar essa problemática tornando-a mais acessível, que embora prevista legalmente, continua pouco conhecida no cenário educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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