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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Paula Mônica Ribeiro Cruz-
dc.creatorMascarenhas, Nildo Batista-
dc.creatorRosa, Darci de Oliveira Santa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-09T19:27:20Z-
dc.date.available2021-04-09-
dc.date.available2021-04-09T19:27:20Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4196-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBioéticapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleNovos desafios para o ensino da bioética no processo de formação do enfermeiropt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA bioética foi oficialmente denominada em 1970, pelo norte-americano Van Renssenlaer Potter. No contexto brasileiro ela surgiu em meados da década de 90, levando a inclusão dos seus conteúdos ao currículo de formação dos enfermeiros. Com a instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (DCENF) em 2001, ficou evidente a necessidade de adequação do ensino da bioética ao contexto do Sistema Único de Saúde e da Saúde Coletiva, de modo a formar profissionais com o perfil requerido pelas DCENF. Objetivos: descrever e refletir acerca da relação que tem se dado entre o ensino da bioética no campo de formação do enfermeiro com a Saúde Coletiva e o SUS. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em Salvador-BA. Buscou-se identificar as fontes bibliográficas que têm norteado o ensino da bioética na formação do enfermeiro. A análise tomou como foco as temáticas das obras e os conteúdos das ementas. Resultados: Foram identificadas 33 obras e deste total, 94% abordam essencialmente os fundamentos da bioética. Apenas duas obras identificadas (6%) contêm um capítulo relacionado ao estudo do SUS. Não foram listadas obras que relacionassem a bioética com a saúde coletiva. Conclusão: Conclui-se que o ensino da bioética no processo de formação do enfermeiro tem fornecido as bases para formação ético-moral do discente e ficou evidenciada a necessidade de articulação do ensino desta disciplina com a saúde coletiva, de modo a formar profissionais críticos e reflexivos para atuar no âmbito do SUS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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