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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mascarenhas, Nildo Batista | - |
dc.creator | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T13:13:34Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12 | - |
dc.date.available | 2021-04-12T13:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2009-10 | - |
dc.identifier.issn | 2177-272X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4202 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Catôlica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiça | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Qualificação | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Bioética | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Qualificação dos docentes de ética/ bioética nos cursos superiores de enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Em tempo de mudanças no cenário de saúde brasileiro e nos paradigmas curriculares da formação em saúde, é fundamental que o docente da disciplina ética/ bioética, no campo de formação do enfermeiro, tenha qualificação nesta área de atuação, sendo essencial uma formação específica, constante atualização dos conhecimentos e experiência na prática profissional. Objetivos: Analisar a qualificação dos professores de bioética em Enfermagem da Região Nordeste do Brasil e descrever como tem sido a busca de conhecimento por parte desses docentes para o ensino da bioética na graduação em Enfermagem da região citada. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, realizado junto aos cursos de graduação em Enfermagem da Região Nordeste. A coleta dos dados foi realizada através dos questionários respondidos pelos docentes colaboradores. A análise dos dados foi pautada na análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Com relação às habilitações gerais, observou-se que 64% dos docentes possuem título de mestre. No que tange à formação específica nesta área de atuação, 4 docentes(36%) responderam afirmativamente a esta questão. Quando indagados sobre os investimentos que eles fazem para a sua qualificação, observou-se que a maior parte (82%) adquire livros relacionados à temática ética e bioética. Conclusão: Conclui-se que 82% dos docentes têm titulação mínima pertinente para o ensino da disciplina ética/ bioética na graduação em Enfermagem. Além disso, observou-se uma preocupação destes docentes em aprimorar e ampliar os seus conhecimentos nesta área de atuação, tornando-os instrumentalizados para conduzir a disciplina em consonância com as demandas educacionais atuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Qualificação dos docentes de ética.pdf | 559.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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