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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Paula Mônica Ribeiro Cruz-
dc.creatorRosa, Darci de Oliveira Santa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-12T13:20:34Z-
dc.date.available2021-04-12-
dc.date.available2021-04-12T13:20:34Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4203-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO ensino da ética em enfermagem: uma análise comparativa entre instituições públicas e privadaspt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNa enfermagem a Ética é um componente curricular cujos conteúdos assimilados pelos estudantes permitirão a criação de possibilidades de diálogo e reflexões. O desenvolvimento destas, por parte dos graduandos requer a introdução deste conhecimento em um momento adequado da formação profissional. Desse modo, percebemos a importância de se identificar os diferentes momentos em que a disciplina ética/ bioética é ministrada nos cursos de graduação em Enfermagem no Nordeste do Brasil. Objetivos: Identificar as semelhanças e diferenças entre os cursos de enfermagem públicos e privados da Região Nordeste do Brasil e descrever quais os momentos de ensino da ética/bioética nas Escolas Superiores de Enfermagem da Região. Metodologia: Trata-se de estudo de caráter exploratório descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa, desenvolvido nas Escolas Superiores de Enfermagem do Nordeste Brasileiro. Utilizamos questionários como instrumento de coleta de dados. O processo de análise seguiu os passos da Configuração Triádica Humanista Existencial Personalista (VIETTA, 1995). Complementado pela análise de Conteúdo Temático de Bardin (2007). Resultados: Tanto nas instituições públicas quanto nas privadas prevaleceu o ensino ministrado entre o terceiro e quarto semestres. Como os momentos em que os docentes sentem maior necessidade de abordar estes temas. Conclusão: Ficou demonstrado que há semelhança entre as Instituições públicas e privadas quanto às necessidades de incluir temas e reflexões éticas em outros componentes curriculares e a transversalidade está presente parcialmente nos curso da Região Nordeste, havendo reflexões integradas com as disciplinas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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