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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Iraneide Santos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-19T17:15:38Z-
dc.date.available2021-04-19-
dc.date.available2021-04-19T17:15:38Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4246-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- A mulher e sua relação (in) alterável com o casamento: um estudo a partir dos aportes teóricos da análise materialista do discursopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA mulher e sua relação (in) alterável com o casamento: um estudo a partir dos aportes teóricos da análise materialista do discursopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho delineia-se a partir do seguinte problema: quais as imagens atribuídas à mulher e ao casamento pelas discursivizações em torno destes? Está ancorado teórico e metodologicamente na Análise Materialista do Discurso, estando as nossas reflexões calcadas principalmente no que esta teoria estabelece como sentido, sujeito e formações imaginárias.. Partimos, para tanto, de alguns pressupostos, tais quais: a) é o sujeito lugar de significação historicamente constituído: nas práticas discursivas, tanto os sentidos produzidos constroem aquilo que o sujeito é ou o que se tornará; como se fixam lugares a partir dos quais ele se posiciona e estrutura sua experiência. (PÊCHEUX, 1995); b) a verdade se constitui a depender do ponto de vista que a constrói: o que funciona no discurso são as imagens que se fazem dos sujeitos e dos seus lugares, já que se trabalha no campo do imaginário (PÊCHEUX, 1995); c) a ideologia é a matriz do sentido e, embora a realidade exista fora da linguagem, é constantemente mediada por ela e através dela. (PÊCHEUX, 1995). Quanto ao corpus, optou-se por analisar textos midiáticos, tendo em vista que é a mídia uma prática discursiva identitária, constituindo-se, assim, esse universo em uma vasta riqueza analítica. Em nossas análises das materialidades selecionadas, é possível rastrear um percurso temático de reformulação parafrástica no que se refere ao casamento, (re)afirmando-se e se recuperando-se estereótipos tradicionais de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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