Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Isabel Cristina Alves-
dc.date.accessioned2018-06-20T21:52:19Z-
dc.date.available2018-06-20T21:52:19Z-
dc.date.issued2013-11-08-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/425-
dc.description.abstractUpon the constant growth of environmental problems, it is necessary and imperative a new behavior based on ownership and active role in order to minimize the negative impacts on the community daily life and life quality of the planet. At this experience it was researched a systematization and analysis of an empirical experiment of Art-Education in which it triggered a curious positive change at Municipal School teacher Alexandrina dos Santos Pita on the outskirts of Salvador at Bahia State (Brazil). A place in which is found in financial difficulties, several social relationship challenges and a high level of environmental degradation/local depredation. Thus it emerges a main question “What are the tools to put in practice relevant actions for the development of ecological awareness?” under this umbrella appears another demand related to the local reality that must be analyzed for the better understanding and diagnosis of the current scenario, the case ParedeMágica. This case was generated from the use of performing arts as a tool for educative action: It presents a cognitive set validated by the students at that school surroundings; It considers some peculiarities related to the awakening of caring about the buildings; It shows experiences that reveals the construction of a local identity; It verifies physical aspects that reflects negatively in the school environment; It offers some possibilities to exercise practices based on the affectionateness and the caring, that reflects on the quality of the social relationship and also on the conservation of the buildings, furniture and equipment. The main results reached are related to the reconstruction of the school landscape and the change in environmental perception of the student´s community. It is noticed that performing arts (theater) together with education allows the construction of a natural channel of expression and feeling, which are required for the comprehension of the environmental reality. This intervention based work has its importance highlighted for users in Brazilian public schools because it suggests creative and viable solutions by pointing out some roads we have travelled in the Environmental Education perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjectRolept_BR
dc.subjectAffectionatenesspt_BR
dc.titleEducação ambiental na escola pública: teatro em práxis peripatética como uma estratégia de desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7533810229112659pt_BR
dc.contributor.advisor1Baiardi, Amilcar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894026951550520pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Mello e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258014819117619pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Robério Marcelo Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189876703779950pt_BR
dc.description.resumoDiante da crescente ocorrência de problemas ambientais, faz-se necessário e urgente um novo comportamento baseado em comprometimento e protagonismo, visando minimizar os impactos negativos à vida cotidiana na circunjacência e na qualidade de vida no planeta. Nesta vivência busca-se a sistematização e análise de uma experiência empírica de Arte-Educação, que desencadeou uma curiosa mudança positiva, no lócus da Escola Municipal Professora Alexandrina dos Santos Pita, em bairro periférico de Salvador, na Bahia: contexto de dificuldades materiais, de relacionamento social e elevada degradação/depredação ambiental. Destarte, emerge o guarda chuva com o principal questionamento: quais as ferramentas para colocar em prática ações relevantes para o desenvolvimento da consciência ecológica? Embaixo deste abrigo, surgem outras demandas vinculadas à realidade local, que precisam ser analisadas para melhor compreensão e produção do diagnóstico do quadro em análise: O Case Parede Mágica, gerado a partir das artes cênicas como ação educativa, apresenta um conjunto cognitivo validado pelos estudantes envolvendo os espaços dentro da escola; Considera algumas características relacionadas ao despertar do cuidado com a edificação; Informa experiências que revelam a construção de uma identidade de lugar; verifica aspectos físicos que refletem negativamente no ambiente escolar e; propõe algumas possibilidades para o exercício de práticas baseadas na afetividade e no cuidado, com reflexos na qualidade das relações sociais e na conservação de suas edificações, mobiliários e equipamentos. Os principais resultados alcançados referem-se à reconstrução da paisagem escolar e a mudança na percepção ambiental da comunidade estudantil. Constata-se que o teatro, aliado à educação, possibilita a construção de um canal natural de expressão e sensibilidade, necessário à compreensão da realidade ambiental.Este trabalho de intervenção tem sua importância reforçada para aplicação em escolas públicas brasileiras, porque propõe soluções criativas e viáveis ao apontar alguns caminhos percorridos na perspectiva da Educação Ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Planejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOISABELMARINHO.pdf3.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.