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Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Jefferson Correia da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-20T17:09:23Z-
dc.date.available2021-04-20-
dc.date.available2021-04-20T17:09:23Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4260-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Direitos humanos e educação: pressupostos para formação integral dos estudantes – um relato de ações pedagógicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleDireitos humanos e educação: pressupostos para formação integral dos estudantes – um relato de ações pedagógicaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo socializar alguns resultados obtidos por meio de um projeto escolar articulador, intitulado – Ética, Valores e Virtudes, tendo como cerne das discussões, os Direitos Humanos e a Sociedade, realizado com a participação de estudantes do Ensino Médio de uma unidade escolar pública estadual na cidade de Alagoinhas – BA. Os resultados iniciais apontaram que é possível mediante os diversos componentes curriculares ofertados - Arte, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia, Filosofia, Sociologia, dentre outros, proporcionarem um caminho diferenciado de aprendizagem para os estudantes ao se considerar e discutir questões éticas, valores, vivências, virtudes e princípios que sejam norteadores para a vida dos seres humanos em geral e, em particular da juventude como um todo, como meio para percepção e entendimento da dignidade humana, enquanto fator de formação e cidadania. Assim, o trabalho destaca como conceituar e mediar conhecimentos acerca dos Direitos Humanos em consonância com a formação geral dos estudantes, desde que apoiados em referenciais teóricos consistentes e, como recurso pedagógico, distintas metodologias ativas, prazerosas e dinâmicas. As ações foram realizadas por meio de rodas de conversas em sala de aula, exposições participadas – dialogadas, pesquisas, apontamentos, entrevistas. Desse modo, os resultados e conclusões transitórias apontam para algumas possibilidades de encaminhamentos metodológicos que valorizam as distintas formas de pensar e articular a educação a bem de uma aprendizagem de fato significativa para a formação integral dos estudantes, mediante a compreensão dos Direitos Humanos, Ética, Valores, Vivências e Virtudes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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