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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Tavares, Celma | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T17:17:28Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20 | - |
dc.date.available | 2021-04-20T17:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.isbn | 85-88480-18-12 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4261 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica- Educação em direitos humanos nos cenários internacional, nacional e local: trajetórias e contribuições para a educação formal | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos nos cenários internacional, nacional e local: trajetórias e contribuições para a educação formal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação em direitos humanos (EDH), área de conhecimento recente na América Latina e no Brasil, implica um processo de formação do sujeito de direito. Nos últimos anos, esse campo tem avançado nos espaços governamentais e não governamentais. Por outro lado, sua inserção na educação formal tem ocorrido, principalmente, com atividades mais pontuais e raramente como uma política de sistema envolvendo toda a rede de ensino. Nesta direção, o objetivo deste texto é analisar as trajetórias e contribuições da EDH, com foco no ensino formal, nas esferas internacional, nacional e local; esta última tendo como lugar de análise o Estado de Pernambuco, em função da relevância de sua experiência na área. Sua base de discussão são os estudos sobre EDH realizados no período 2012-2014 com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. A análise apontou avanços e fragilidades no processo. Entre os primeiros estão a estruturação de um arcabouço normativo-institucional nas esferas internacional e nacional e o desenvolvimento de ações que articulam as políticas de educação e de direitos humanos. Entre os segundos, encontram-se a escassez de formação docente; a ausência de materiais específicos; e a defasagem entre o indicado nos documentos oficiais e as práticas educativas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | XVIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educação em direitos humanos nos cenários internacional, nacional e local: trajetórias e contribuições para a educação formal.pdf | 332.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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