Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Celma-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-20T17:17:28Z-
dc.date.available2021-04-20-
dc.date.available2021-04-20T17:17:28Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4261-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Educação em direitos humanos nos cenários internacional, nacional e local: trajetórias e contribuições para a educação formalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos nos cenários internacional, nacional e local: trajetórias e contribuições para a educação formalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA educação em direitos humanos (EDH), área de conhecimento recente na América Latina e no Brasil, implica um processo de formação do sujeito de direito. Nos últimos anos, esse campo tem avançado nos espaços governamentais e não governamentais. Por outro lado, sua inserção na educação formal tem ocorrido, principalmente, com atividades mais pontuais e raramente como uma política de sistema envolvendo toda a rede de ensino. Nesta direção, o objetivo deste texto é analisar as trajetórias e contribuições da EDH, com foco no ensino formal, nas esferas internacional, nacional e local; esta última tendo como lugar de análise o Estado de Pernambuco, em função da relevância de sua experiência na área. Sua base de discussão são os estudos sobre EDH realizados no período 2012-2014 com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. A análise apontou avanços e fragilidades no processo. Entre os primeiros estão a estruturação de um arcabouço normativo-institucional nas esferas internacional e nacional e o desenvolvimento de ações que articulam as políticas de educação e de direitos humanos. Entre os segundos, encontram-se a escassez de formação docente; a ausência de materiais específicos; e a defasagem entre o indicado nos documentos oficiais e as práticas educativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.