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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Joalva Menezes de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-27T12:33:46Z-
dc.date.available2021-04-27-
dc.date.available2021-04-27T12:33:46Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4273-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Tecnologias educacionais na aplicação da lei 10.639/2003 em Salvador: uma análise do programa Almanaque Viramundo da TV Anísio Teixeira – Secretaria da Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleTecnologias educacionais na aplicação da lei 10.639/2003 em Salvador: uma análise do programa Almanaque Viramundo da TV Anísio Teixeira – Secretaria da Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa, apresentada como resultado final do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania, da Universidade Católica do Salvador, tem como tema as tecnologias educacionais produzidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia como recurso pedagógico para implementação da Lei 10.639/2003, em Salvador. Essa Lei obriga o ensino da história e cultura da África e dos afrodescendentes, nas escolas brasileiras. Seu objeto diz respeito a quadros que integram doze episódios do programa da TV Anísio Teixeira/Instituto Anísio Teixeira, Almanaque Viramundo, relacionados diretamente, com a questão defendida pela Lei. Essa análise responde às seguintes questões: Em que medida a programação da TV Anísio Teixeira está atendendo à Lei 10.639/2003? Como esse recurso foi recebido pela comunidade da escola estudada, tanto como recurso pedagógico, quanto no que se refere ao cumprimento daquela legislação? Para tanto, os caminhos metodológicos corresponderam à pesquisa biográfica e documental; análise do discurso de seis quadros das doze edições do programa Almanaque Viramundo; grupo focal com professores, estudantes, servidores e representantes do corpo diretivo do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. Dessa forma, verificou-se a pertinência do material audiovisual analisado no que tange ao desencadeamento de uma reflexão acerca de temas sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira; e investigou-se a recepção dele junto ao público alvo daquele colégio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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