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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Eliseu de Oliveira-
dc.creatorDazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-27T17:51:50Z-
dc.date.available2021-04-27-
dc.date.available2021-04-27T17:51:50Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4282-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- A escola em conflito com o adolescente: o direito à educação do jovem infrator entre a garantia e a negaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA escola em conflito com o adolescente: o direito à educação do jovem infrator entre a garantia e a negaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teórico teve como objetivo descrever e analisar os impasses da garantia do direito à educação formal de adolescentes autores de ato infracional, que cumprem medida socioeducativa em meio aberto, em escolas públicas regulares. A discussão teórica, tecida em diálogo com diversos autores do campo educacional brasileiro, culminou na constatação de uma lamentável tendência entre os estabelecimentos educacionais incumbidos de assegurar a matrícula e promover a escolarização de menores em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: estes costumam enfrentar sistemáticos episódios de rejeição, discriminação e hostilização agenciados pelos mesmos profissionais de educação responsáveis por acolhê-los e incluí-los. O tradicional alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a coluna vertebral do fenômeno, na medida em que a maioria dos socio educandos provêm desta categoria social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos comumente atribuídos aos jovens de baixa renda. A requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente consiste numa estratégia crucial para a superação desse quadro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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