Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Tereza Joelma Barbosa-
dc.date.accessioned2018-06-21T19:11:18Z-
dc.date.available2018-06-21T19:11:18Z-
dc.date.issued2018-02-24-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/429-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "Environmental Education and Valuation of Ethics for Care in the School Context," aims to understand the factors that lead elementary and high school students to depredate school assets, the meanings they attribute to knowledge learned about environmental education, and the ways they represent and relate to the school environment where they study. The original idea for this research study emerged from considering aspects of school depredation and its relationship with the issue of environmental education. This study was conducted at the State School Teacher Sílvia Ferreira Brito, a school where the aspects of depredation are problematic. The purpose was to analyze and understand this environment. A qualitative research with a (auto) biographical approach was adopted, and focus groups and narrative interviews were the instruments chosen. In the analysis of the material produced emerged categories as the social representations of the students as a reference of life and to understand them I tried to establish dialogues with authors like Moscovici (2015) and Halbwachs (1990); (1999), Vygotsky (2000), Morin (2015), Cortella (2015), and the other students' , Puig and Araújo (2007); I also point out the meanings of the types of human values, of which the ethics of care are emphasized as an essential value for life, in this reflection I established a connection with authors such as Milton Rokeach (1973), Schwartz (1999), Pimentel (2004) ), Vinha and Tognatta (2009), Chauí (2007), Boff (2012), Gadotti (2003) and Dias (2004). The results of the research reveal a complexity of factors that provoke environmental problems within the school context, which permeate the dimension of intrapersonal, interpersonal and environmental relations, involving the construction of human values and the formation of the adolescent personality as a crucial phase for structuring these values and indicate ethics for the care of the school environment as an essential value for life. In this sense, I realize that environmental education needs to be seen from a socioenvironmental education, which allows students to recognize and reconstruct personal, social and environmental values in the light of ethical reflection for care. And I see in Project Pedagogy this educational possibility for the formation of students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectÉtica do cuidadopt_BR
dc.subjectValores humanospt_BR
dc.subjectNarrativas (auto) biográficaspt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectEthics of carept_BR
dc.subjectHumans valuespt_BR
dc.subjectBiographical (self) narrativespt_BR
dc.titleEducação ambiental e valorização da ética para o cuidado do ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359830034513497pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinho, Ana Sueli Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649541365596258pt_BR
dc.contributor.referee1Tinoco, Moacir Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433618384031837pt_BR
dc.contributor.referee2Beltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646625492342557pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada, “Educação Ambiental e Valorização da Ética para Cuidado no Contexto Escolar”, tem por objetivo compreender os fatores que mobilizam estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio a depredarem o patrimônio escolar, os sentidos que atribuem aos conhecimentos aprendidos sobre educação ambiental e os modos como representam e se relacionam com o ambiente escolar onde estudam. A ideia original para a pesquisa surgiu ao considerar os aspectos de depredação escolar e sua inter-relação com a questão da educação ambiental. O campo empírico da pesquisa é a escola pública estadual, Colégio Estadual Professora Sílvia Ferreira Brito, ambiente escolar onde os aspectos de depredação é uma problemática, e por isso adotada neste estudo para análise e compreensão. Nessa perspectiva, optei por uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem (auto) biográfica, cujos instrumentos para produção do gênero literário foram os grupos focais e as entrevistas narrativas. Na análise do material produzido emergiram categorias como as representações sociais dos estudantes como um referencial de vida e para compreendê-las busquei estabelecer diálogos com autores como Moscovici (2015) e Halbwachs (1990); revelaram-se as projeções afetivas dos estudantes, cuja dimensão do afeto se apresenta como guia orientador das escolhas e condutas estudantis, as quais analiso alicerçada nas ideias de Piaget (1999), Vygotsky (2000), Morin (2015), Cortella (2015), Puig e Araújo (2007); destaco, também, os sentidos dos tipos de valores humanos, dos quais a ética do cuidado é ressaltada como um valor essencial para a vida, nessa reflexão estabeleci uma conexão com autores como Milton Rokeach (1973), Schwartz (1999), Pimentel (2004), Vinha e Tognatta (2009), Chauí (2007), Boff (2012), Gadotti (2003) e Dias (2004). Os resultados da pesquisa revelam uma complexidade de fatores que provocam a problemática ambiental dentro do contexto escolar, os quais permeiam a dimensão das relações intrapessoais, interpessoais e ambientais, envolvendo a construção dos valores humanos e a formação da personalidade do adolescente como fase crucial para estruturação destes valores e sinalizam a ética para o cuidado do ambiente escolar como um valor essencial para a vida. Nesse sentido, percebo que a educação ambiental necessita ser vista a partir uma educação socioambiental, que permita aos estudantes reconhecer e reconstruir valores pessoais, sociais e ambientais a luz da reflexão ética para o cuidado. E vislumbro na Pedagogia de Projetos essa possibilidade educativa para a formação dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Planejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOTEREZAJOELMABARBOSAALMEIDA.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.