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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel Júnior, Clívio-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-04-29T17:09:20Z-
dc.date.available2021-04-29-
dc.date.available2021-04-29T17:09:20Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4319-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectOrientações Curriculares Estaduaispt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleBiologia para o ensino médio: análise de documentospt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoPartindo da análise de propostas curriculares de escolas de Salvador bem como das Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e dos PCN, este trabalho tem como objetivo estabelecer uma análise de correlação entre o que é proposto nestes documentos através da comparação entre as propostas de ensino. Para tanto, foram obtidos através dos professores, os planos de curso de escolas públicas, que por solicitação das escolas em preservar a identidade das mesmas, serão chamadas de Escola (A), (B) e (C). Os documentos curriculares oficiais foram obtidos através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e das escolas. Ainda, foram realizadas observações da aula de biologia do professor regente em uma das escolas bem como das atividades de coordenação. Constatou-se um baixo nível de correlação entre as propostas de ensino elaboradas pela Secretaria da Educação quando comparadas às propostas das escolas analisadas. A participação dos professores durante a elaboração dos documentos curriculares oficiais e a participação da gestão escolar na promoção do conhecimento sobre estes documentos foram analisados e sugeridos como fatores relacionados às constatações construídas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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