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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Julianna Paula Araújo-
dc.creatorFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.creatorFlorêncio, Raíssa Millena Silva-
dc.creatorTeixeira, Giselle Alves da Silva-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-05-11T11:56:53Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2021-05-11T11:56:53Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4366-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catôlica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExpansão do ensinopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA expansão dos cursos de graduação em enfermagem frente às políticas de educação e saúdept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento empreendido no país nas últimas décadas indica a necessidade do aumento do número de brasileiros com um nível de instrução elevado. Nesse entendimento, o Plano Nacional de Educação (PNE), o estabelece, entre outras metas, uma ampliação da oferta de vagas em cursos superiores, compatível com 30% dos jovens. Nesse contexto, observa-se uma tendência expansionista da educação superior. Este estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa teve como objetivo analisar a expansão, oferta, demanda e limites da educação em enfermagem relacionando-as com as políticas públicas de educação e saúde no país nas duas últimas décadas. Os dados foram coletados através de levantamento bibliográfico, de censos da educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e documentos oficiais relativos à temática. Verificou-se um aumento no número de vagas e de cursos, totalizando em 2008, 673 cursos distribuídos em todas as regiões. As regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste destacaram-se por um crescimento proporcional elevado do número de cursos. A região Sul apresentou em 2008, um declínio na quantidade de cursos. Os cursos privados continuam apresentando maior expansão quando comparados aos públicos. A região Sudeste continua concentrando o maior número de cursos e vagas, refletindo diferenças socioeconômicas regionais. O aumento de vagas foi mais elevado do que o aumento no número de cursos. Estes achados corroboram com as propostas do PNE oportunizando o ingresso de mais brasileiros no ensino superior. No entanto, concluímos que é preciso expandir, mas com qualidade e vinculação estreita entre o mercado de trabalho e a formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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