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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gustavo Ferreira da-
dc.creatorValle, Elva Fabiane Matos do-
dc.creatorGomes, Regina-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2021-05-11T14:05:54Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2021-05-11T14:05:54Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.issn2177-272Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4385-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Segurança: A paz é o fruto da justiçapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectFala e escritapt_BR
dc.subjectCrítica de cinemapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAnálise comparativa do discurso da crítica cinematográfica na fala e escrita da Revista Vejapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (12: 2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é analisar o discurso em duas disposições: o escrito publicado na revista Veja sobre o filme Trovão Tropical (2008) e o discurso da mesma autora e do mesmo filme em vídeo postado na internet. Em certas ocasiões o discurso aparece com sentidos aparentemente contraditórios, em outras há relações e traços bastante comuns. O choque de diferenças se constitui, em princípio, por uma mudança de espaço: revista e internet chamada de variação diamésica. Para a consecução do artigo foi estabelecido um modelo estabelecido pelo GRACC (Grupo de Pesquisa em Análise de Crítica de Cinema) que se apóia nas obras de Chaim Parelaman e David Bordwell para avaliar as técnicas argumentativas; para a análise sobre a estilística dos críticos foi consultada a obra de Daniel Piza e, a identificação das variações lingüistas teve como base a obra de Marcos Bagno. A partir da avaliação dos dois discursos é possível concluir que, apesar das duas críticas em apreciação possuírem a mesma autoria, e fazerem alusão ao mesmo objeto, são encontradas particularidades em cada discurso que permite estabelecer que o discurso falado tem uma maior aproximação com o público, que o escrito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueXIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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