Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNossa, Izabelle Cristiane Siqueira-
dc.date.accessioned2021-05-31T13:26:49Z-
dc.date.available2021-05-31-
dc.date.available2021-05-31T13:26:49Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4410-
dc.description.abstractThis study aimed to understand the presence of memories about grandmothers not physically known in the identity constitution of their granddaughters. It consists of a qualitative study, with a multiple case study design, as well as self-ethnographic, based on an approach using an systemic epistemology, where semi-structured interviews were conducted with six individuals, separetely, in a convenience sample, being three granddaughters of ages ranging from 35 to 50 years and their respective fathers, mothers or other affectionate figures. The interviews were analyzed from the identification of recurring categories in the interviewees' discourse, based on thematic analysis. The interviews were transcribed and underwent procedures for reading and exploration of the material, in addition to be grouped into dominant and secondary themes, i. e., of greater and lesser appearance or prominence. The main results of the research show that the perception of the identity of the granddaughter's role in adulthood is shaped through intergenerational transfer and the internalization of norms and behavior patterns of parents that were passed on by grandmothers. The objectives were significantly met; It has been observed that the shadow trajectory, a concept that has been extrapolated here to focus on the analysis of transgenerational experience, evokes the notion of 'symbolic competences' proposing a new perspective on the use of symbolic resources by the person in transitions, in particular. their everyday social and cultural places. Designates a set of complex skills and abilities, allowing a person to use cultural elements as resources for symbolic elaboration needed for any additional meaning making, identity transformation, new understanding building, or acquisition of skills necessary for these transitions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvóspt_BR
dc.subjectNetaspt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectTransgeracionalidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGrandmotherspt_BR
dc.subjectMemoirspt_BR
dc.subjectLife storiespt_BR
dc.subjectTransgenerationalitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleHá mortos mais vivos que muitos vivos: avós não conhecidas e identidade de netaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Rabinovich, Elaine Pedreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Fornasier, Rafael Cerqueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender a presença das memórias acerca de avós não conhecidas fisicamente na constituição identitária de suas netas. Consiste em um estudo qualitativo, com delineamento de estudo de casos múltiplos, assim como autoetnográfico, a partir de uma abordagem fundamentada na epistemologia sistêmica, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis pessoas, de forma individual, em uma amostra de conveniência, sendo três netas de idades variando entre 35 e 50 anos e seus respectivos pais, mães ou outras figuras de afeto. As entrevistas foram compreendidas a partir da identificação de categorias recorrentes nos discursos das entrevistadas, com base em análise temática. As entrevistas foram transcritas e passaram por procedimentos de leitura e exploração do material, além do agrupamento em temas dominantes e secundários, isto é, de maior ou menor aparição ou destaque. Os principais resultados da pesquisa demonstram que a percepção da identidade da neta já na fase adulta é também moldada por meio de transferência intergeracional e pela internalização de normas e padrões de comportamento dos pais, que foram repassados pelas avós. Os objetivos foram significativamente contemplados: observou-se que a trajetória sombra – conceito que aqui passou por uma extrapolação, para tomar como foco de análise a experiência transgeracional – evoca a noção de ‘competências simbólicas’, propõe uma nova perspectiva sobre o uso de recursos simbólicos pela pessoa em transição, em seus locais sociais e culturais cotidianos. Designa um conjunto de habilidades, permitindo que uma pessoa use elementos culturais como recursos para elaboração simbólica, necessários para qualquer elaboração de significado adicional, transformação de identidade, construção de novos entendimentos ou aquisição de habilidades necessárias para essas transições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOIZABELLENOSSA.pdf3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.