Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Ana Emília Rosa-
dc.date.accessioned2018-06-25T13:23:21Z-
dc.date.available2018-06-25T13:23:21Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/441-
dc.description.abstractThe socio-environmental crisis is a challenge for health professionals due to the effects of environmental changes on the health of the population. The way the professional takes care of this environment depends on the environmental perception that it has of it. This is a descriptive case study with a qualitative, cross-sectional approach. General objective: To identify and analyze how the Nursing graduates of the Catholic University of Salvador perceive the connection between the environment and the health of the population. The study was carried out at a University of Salvador - Bahia, with 21 trainees from the nursing course. Observations and interviews were used as instruments of collection. The interviews were recorded, transcribed and analyzed based on the methodological framework of Content Analysis proposed by Bardin. The predominant environmental perception is reductionist, and although the trainees perceive the environment as a propagator of diseases, they can not mention any kind of care regarding the concrete actions of protection, conservation and zeal with the environment. Students realize that their training is more geared towards curative care, not feeling prepared to work with communities towards health promotion and prevention, even going in the opposite direction to the PPC course. It is recommended to review teaching practices regarding the inclusion of the environmental dimension in classrooms, in the stages, in extension activities and in interdisciplinary activities. The sensitization / action of the students and teachers would allow a more comprehensive perception of the environment, including the need to care for it, favoring care practices in the construction of healthier environmentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento ambientalpt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental planningpt_BR
dc.subjectNursing studentspt_BR
dc.subjectEnvironmental healthpt_BR
dc.titlePercepção ambiental dos estudantes formandos de enfermagem da UCSAL (matriz curricular 2010.2)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240467038910166pt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Marcelo César Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614799098745668pt_BR
dc.contributor.referee1Benati, Kátia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202722851013635pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Tânia Marcia Baraúna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0117366710534624pt_BR
dc.description.resumoA crise socioambiental é um desafio para os profissionais da saúde devido aos efeitos das alterações ambientais na saúde da população. A forma como o profissional cuida desse meio depende da percepção ambiental que tem do mesmo. Trata se de um estudo de caso, do tipo descritivo com abordagem qualitativa, de corte transversal. Objetivo geral: Identificar e analisar como os formandos de Enfermagem da Universidade Católica do Salvador percebem a conexão entre o meio ambiente e a saúde da população. O estudo foi realizado em uma Universidade de Salvador - BA, com 21 formandos do curso de enfermagem. Utilizou-se observações e entrevistas como instrumentos de coleta. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com base no referencial metodológico de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. A percepção ambiental predominante é reducionista, e embora os formandos percebam o meio como propagador de doenças, não conseguem referir nenhum tipo de cuidado no que tange às ações concretas de proteção, conservação e zelo com o ambiente. Os alunos percebem que sua formação é mais voltada para a assistência curativa, não se sentindo preparados para trabalhar com as comunidades no sentido da promoção e prevenção da saúde, mesmo indo na direção oposta ao PPC do curso. Recomenda se rever as práticas docentes em relação a inclusão da dimensão ambiental nas salas de aula, nos estágios, em atividades de extensão e em atividades interdisciplinares. A sensibilização/ação dos alunos e docentes permitiria uma percepção mais abrangente do meio ambiente, incluindo a necessidade de cuidar do mesmo, favorecendo práticas de cuidado na construção de ambientes mais saudáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regional/Planejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOANAEMILIAROSACAMPOS.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.