Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Bianca Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T12:40:25Z | - |
dc.date.available | 2021-08-31 | - |
dc.date.available | 2021-08-31T12:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4535 | - |
dc.description.abstract | This article aims to emphasize the logic of play, the advances and the importance of play activities, as well as daily practices in the toy library, taking into account the alternative space of learning. Through the bibliographical review, it has as an instrument of analysis book and scientific articles on the topic approached. The theoretical contribution is based on authors such as Paulo Freire (1997), Vygotsky (1988), Piaget (1984), Cunha (1997), Castoriadis (1982), Rizzo (2001), Coelho Maluf (2003), Vanderlinde (2011), Carvalho (2011) and Coberta; Zanella (2011) that deal with the child, the learning process and the play, as well as the toy library as a tool for its development. In summary, the toy library promotes the elaboration of knowledge in the face of many experiences in play and practical activities. For the play space enriches the interaction and relationship between children, having an indispensable pedagogical role in the school environment, aiming to contribute to the information in the dialogue and reflection about the "toy library as a learning space". | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brinquedoteca | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Toy library | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Ludic | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem e ludicidade: o uso da brinquedoteca como espaço e recurso pedagógico da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Raildes da Cruz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Covre, Márcia Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo enfatizar a lógica do brincar, os avanços e a importância das atividades lúdicas, bem como práticas diárias na brinquedoteca, levando em consideração o espaço alternativo da aprendizagem. Através da revisão de bibliografia, tem como instrumento de análise livro e artigos científicos sobre o tema abordado. O aporte teórico baseia-se em autores como Paulo Freire (1997), Vygotsky (1988), Piaget (1984), Cunha (1997), Castoriadis (1982), Rizzo (2001), Coelho (2002), Machado (2003), Maluf (2003), Vanderlinde (2011), Carvalho (2011) e Coberta; Zanella (2011) que abordam acerca da criança, do processo de aprendizagem e o lúdico, bem como a brinquedoteca como ferramenta para o seu desenvolvimento. Em síntese, a brinquedoteca propicia a elaboração do conhecimento diante de muitas experiências em atividades lúdicas e práticas. Pois, o espaço lúdico enriquece a interação e relação entre as crianças, tendo um papel pedagógico indispensável no âmbito escolar, visando contribuir para a informação no diálogo e reflexão acerca da “brinquedoteca como espaço da aprendizagem”. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCBIANCAALMEIDA.pdf | 425.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.