Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Maryana Madeira Borri de Almeida-
dc.date.accessioned2021-09-16T12:06:02Z-
dc.date.available2021-09-16-
dc.date.available2021-09-16T12:06:02Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4602-
dc.description.abstractThrough this article, a proposal for clinical intervention with adolescents will be presented, elaborated by using bibliotherapy and considering the undeniable merit and high therapeutic potential of stoic philosophy, and based on Viktor E. Frankl's Logotherapy and Existential Analysis. It is proposed that attitudinal values and the tragic triad be worked on in order to motivate them to perform their creative and experiential values with more confidence in favor of their search for meaning. Despite not having been put into practice until the conclusion of this article, the literature on bibliotherapy indicates a promising therapeutic tendency, and it is hoped that the contact with the stoic philosophy can awaken ideas, questions and reflections in order to contribute to their self-development, bringing them closer to their noetic dimension.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEstoicismopt_BR
dc.subjectLogotherapypt_BR
dc.subjectBibliotherapypt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectStoicismpt_BR
dc.titleFilosofia na prática: proposta de intervenção clínica logoterapêutica com adolescentes através dos princípios da filosofia estóicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Lorena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Denise Gersen Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Mônica Patrícia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoAtravés deste artigo será apresentada uma proposta de intervenção clínica com adolescentes, elaborada a partir da ferramenta biblioterapia e considerando o mérito inegável e alto potencial terapêutico da filosofia estóica, e tendo-se como base teórica a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor E. Frankl. Propõe-se que os valores atitudinais e a tríade trágica sejam trabalhados de forma a motivá-los a desempenhar com mais confiança seus valores criativos e vivenciais em prol de sua busca pelo sentido. Apesar de não ter sido colocada em prática até a conclusão deste artigo, a literatura sobre biblioterapia indica uma tendência terapêutica promissora, e espera se que o contato com a filosofia estóica possa despertar ideias, questionamentos e reflexões de modo a contribuir com o autodesenvolvimento desses jovens, aproximando-os de sua dimensão noética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Logoterapia e Análise Existencial-
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Logoterapia e Análise Existencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCMARYANA MADEIRA - ÊNFASE CLÍNICA.pdf253.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.