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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Leandro Santos de-
dc.date.accessioned2021-09-16T16:53:41Z-
dc.date.available2021-09-16-
dc.date.available2021-09-16T16:53:41Z-
dc.date.issued2021-02-17-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4613-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos de casopt_BR
dc.subjectBrigada de emergênciapt_BR
dc.subjectConhecimento técnicopt_BR
dc.titleCombate a incêndio: brigada de emergências: nível de conhecimento dos brigadistas em um Callcenterpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Ivan Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoO combate a incêndio e pânico é um tema frequentemente tratado pela segurança do trabalho. Em um entendimento mais amplo, que passa além do cumprimento de legislações e chega ao compromisso com a qualidade e proteção a vida, a brigada de incêndio tem um papel muito importante nas organizações. Neste contexto, ter um agrupamento preparado para atender estados emergenciais, com alto nível técnico, tático e prático, nos locais com ocupação de pessoas é determinante para o controle eficaz a estados de emergência. Um indicador voltado para qualificação técnica e habilidades da brigada de emergência é uma forma de avaliar a maturidade de uma determinada organização e identificar possíveis lacunas. Baseado neste modelo, é possível obter informações que proporcionem a criação de planos de melhoria nas organizações. O presente artigo, tem como objetivo aplicar um questionário a todos os membros da brigada de emergência de um callcenter e desta forma apurar o nível de conhecimento necessário, a estes colaboradores, para atuar como brigadistas. Pra tanto, apoiamos tal pesquisa no Decreto nº. 16.302 de 27 de agosto de 2015 e a Instrução Técnica 17 (Brigada de Incêndios) de 2016 do Corpo de Bombeiro Militar da Bahia - CBMBA. Sob esta ótica, o resultado apurado demostra que o nível de conhecimento dos membros da brigada que, atuam no callcenter estudado, está acima do esperado, pois dentro da metodologia aplicada evidenciou-se um patamar de 83% de acertos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Engenharia de Segurança do Trabalho-
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Segurança do Trabalhopt_BR
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