Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Bruno Gomes de-
dc.date.accessioned2021-11-08T17:11:40Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-08T17:11:40Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4690-
dc.description.abstractThe general objective of this qualitative research is to study the challenges in family relationships faced by spiritist mediums, especially those whose relatives do not share their beliefs. Through two case studies carried out with mediums experienced in the exercise of their faculties, inhabitants of the city of Salvador, Bahia, and volunteer workers of a traditional Spiritist Center in the city, we collected, through semi-structured interviews, information about family life with relatives who do not share the same faith. The study proposes to address everything from the domestic reception of the mediums' first spiritual experiences, to the conflicts, perceptions and possibilities of interpreting them through the spiritual, theological and mental health paths. In this research we seek to study mediumship looking both at the ways of managing the spiritual experience of the mediums themselves and at the meanings attributed by the family to such experience. For this, we use not only current research in the area of ​​Mental Health that seeks to better understand the phenomenon of mediumship / anomalous experiences, but also bibliographical references in the area of ​​Psychology and the Family to understand the role of the family core belief system. about the medium and its consequences. After the meetings held with the mediums, there was a broad parental perspective that involves not only those with whom they have descendant bonds, but also with invisible beings, the spirits, who, according to the interviewees, would have blood ties with them in past reincarnations, which also became an important aspect of the work. The lack of family embracement of the spiritual experiences lived brought conflict and mental suffering to the participants, which was solved only when they found meaning for the phenomena in Spiritism. Domestic ruptures were also observed, with the consequent separation of its members. In addition, attempts to seek an understanding of mediumship in the biomedical field, in psychopathology and in other religious approaches were abandoned.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicopatologiapt_BR
dc.subjectMediunidadept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectPsychopathologypt_BR
dc.subjectMediumshippt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectFamily relationshipspt_BR
dc.titleSaúde mental e relações familiares: experiências de convívio com a mediunidade espíritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lívia Alessandra Fialho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Sumaia Midlej Pimentel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Portela, Cláudia Paranhos de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral dessa pesquisa de cunho qualitativo é estudar os desafios nas relações familiares enfrentados pelos médiuns espíritas, em especial aqueles cujos parentes não compartilham das suas crenças. Através de dois estudos de caso realizados com médiums experientes no exercício das suas faculdades, habitantes da cidade de Salvador, Bahia, e trabalhadores voluntários de um tradicional Centro Espírita do município, colhemos, por meio de entrevista semi estruturada, informações a respeito do convívio familiar com parentes que não comungam da mesma fé. O estudo propõe-se a abordar desde o acolhimento doméstico das primeiras experiências espirituais dos médiums, até os conflitos, as percepções e possibilidades de interpretação das mesmas pela via espiritual, teológica e da saúde mental. Nesta pesquisa buscamos estudar a mediunidade olhando tanto para as formas de gerenciamento da experiência espiritual dos próprios médiums quanto para os significados atribuídos pela família a tal vivência. Para isso, nos valemos não apenas das atuais pesquisas na área da Saúde Mental que procuram compreender melhor o fenômeno da mediunidade / experiências anômalas, como igualmente de referências bibliográficas na área da Psicologia e da Família para entender a atuação do sistema de crenças do núcleo familiar sobre o médium e as suas consequências. Após os encontros realizados com os médiums, verificou-se a abrangente perspectiva parental que envolve não apenas aqueles com os quais possuem vínculos de descendência, mas igualmente com seres invisíveis, os espíritos, que, de acordo com os entrevistados, possuiriam com eles laços consanguíneos em reencarnações passadas, o que se tornou também um aspecto importante do trabalho. O não acolhimento familiar das experiências espirituais vivenciadas trouxe conflito e sofrimento mental aos participantes, o que foi solucionado apenas quando encontraram significado para os fenômenos no Espiritismo. Também foram observadas rupturas domésticas com o consequente afastamento dos seus membros. Além disso, houve o abandono das tentativas de procura por um entendimento da mediunidade no campo biomédico, na psicopatologia e em outras abordagens religiosas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programFamília na Sociedade Contemporâneapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOBRUNOALMEIDA.pdf960.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.