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Campo DCValorIdioma
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2022-02-21T18:53:24Z-
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2022-02-21T18:53:24Z-
dc.date.issued2009-08-19-
dc.identifier.issn2175-5388pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/4767-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSeminário de Iniciação Científicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa Científica – Congressospt_BR
dc.subjectIniciação Científica - Semináriospt_BR
dc.titleAnais do V Seminário de Iniciação Científicapt_BR
dc.title.alternativeSeminário de Iniciação Científica (5.:2009: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeAnaispt_BR
dc.description.resumoA Universidade Católica do Salvador vem empreendendo diversas ações para contemplar e fortalecer a trilogia ensino, pesquisa e extensão. Amparando-se no substancial lastro no ensino da graduação, na pós-graduação lato sensu e em experiências de extensão, a UCSal concentrou esforços no desenvolvimento do seu projeto pedagógico, especialmente no que se refere à verticalização do ensino e da criação de mecanismos para fomentar a política de pesquisa. No momento, estão em funcionamento quatro mestrados e um doutorado, todos chancelados pela CAPES, com perspectiva de novos cursos a curto e médio prazos, além de quarenta grupos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, devidamente cadastrados no CNPq. Subjacentes a essas ações, a Universidade promove há onze anos a Semana de Mobilização Científica, que tem se destacado como importante fórum de articulação e difusão das iniciativas na área de pesquisa, assim como implantou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com sua função estratégica de potencializar a vocação dos alunos da graduação para a pesquisa, contribuindo na criação de paradigmas que ensejam a descoberta de novos talentos na área da produção do conhecimento. A iniciação científica tem como principal objetivo possibilitar ao bolsista, devidamente orientado por um docente pesquisador, a aprendizagem de métodos e técnicas de pesquisa, estimulando o desenvolvimento do raciocínio científico e da criatividade, sempre na direção da produção de um conhecimento novo e relevante. Com esse objetivo, o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC foi implantado em 2004, contando com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. A partir de pesquisas consistentes e bem orientadas, a Iniciação Científica (IC) tem se revelado forte atrativo para o aprofundamento das atividades científicas na Universidade, despertando o interesse dos graduandos para a importância da produção do conhecimento e potencializando a formação de quadros para a inserção na pós-graduação. No primeiro ano, 2004, a FAPESB disponibilizou 20 (vinte) bolsas, número que se elevou para 40 (quarenta) no ano seguinte, aí incluídas 05 (cinco) bolsas destinadas a estudantes do segundo grau da rede estadual de ensino da Bahia (IC Júnior). Em 2006, esse quadro se transformou e se ampliou expressivamente. A FAPESB passou a oferecer 50 (cinquenta) bolsas para a graduação e 15 (quinze) para a Iniciação Científica Junior. A UCSal, por sua vez, implantou o seu Programa de Bolsas de Iniciação Científica, ofertando 50 (cinquenta) bolsas com recursos próprios. Contamos ainda, a partir desse mesmo ano, com a inclusão da UCSal no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que disponibilizou 10 (dez) bolsas. Esse mesmo quantitativo de bolsas ofertadas se mantém até a atual vigência, referente ao período 2008-2009.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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