Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/4832
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O uso do metaverso no processo de ensino e aprendizagem
metadata.dc.creator: Moreira, Anderson Wanderley dos Santos
Ribeiro, Wladimir Antenor
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Letícia Machado dos
metadata.dc.description.resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ainda se constitui em um dos grandes desafios para as atividades educacionais no Brasil, principalmente pela ausência de equidade e inclusão digital entre os estudantes das escolas públicas e particulares. O objeto de estudo foram as tecnologias digitais educacionais, especialmente as contribuições do metaverso, no processo de ensino e aprendizagem. O principal objetivo desse artigo é Proporcionar uma reflexão acerca das contribuições do uso das tecnologias digitais – o metaverso - no processo de ensino e aprendizagem. As teorias que alicerçam esse trabalho estão nos estudos referentes aos conceitos de TDIC e de metaverso, e metodologicamente a abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, sendo analisadas as contribuições educacionais, seus desafios e utilização junto aos estudantes. Dos resultados percebidos, constatamos o uso dos recursos digitais em uma sala de aula, em especial o metaverso envolvem o desenvolvimento da autonomia, o senso crítico e a criatividade dos estudantes, promovendo uma aprendizagem significativa.
Abstract: The use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) still constitutes one of the great challenges for educational activities in Brazil, mainly due to the lack of equity and digital inclusion among students from public and private schools. The object of study were educational digital technologies, especially the contributions of the metaverse, in the teaching and learning process. The main objective of this article is to provide a reflection on the contributions of the use of digital technologies - the metaverse - in the teaching and learning process. The theories that support this work are in the studies referring to the concepts of TDIC and metaverse, and methodologically the qualitative approach, bibliographical research, being analyzed the educational contributions, their challenges and use with the students. From the perceived results, we found the use of digital resources in a classroom, especially the metaverse, involving the development of autonomy, critical thinking and creativity of students, promoting meaningful learning.
Keywords: Ciberespaço
Metaverso
Processo educacional
Tecnologias educacionais
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Cyberspace
Metaverse
Educational processes
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Humanas
Educação
Docência e Gestão Escolar
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica do Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/4832
Issue Date: 22-Jun-2022
Appears in Collections:Especialização em Docência e Gestão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCANDERSONMOREIRA e WLADIMIRRIBEIRO.pdf213.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.