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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Filosofia e formação crítica: pressupostos em Kant para autonomia enquanto direito social e cidadania para o ensino médio
metadata.dc.creator: Silva, Igor Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sá, Kátia Oliver de
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Paulo Sérgio Dantas
metadata.dc.contributor.referee2: Lepikson, Maria de Fátima Pessoa
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação parte de estudos desenvolvidos na linha de pesquisa - Direitos sociais e novos direitos, construção de sujeitos do PPG em Políticas Sociais e Cidadania da UCSal. Tem como proposição de problematização a seguinte questão central: Os conteúdos que vêm sendo tratados no ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2018 a 2020, que seguem as orientações da BNCC e Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia, orientam para um real desenvolvimento da consciência filosófica crítica e a autonomia, enquanto direito social e de cidadania e quais as possibilidades de avanços a partir de fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação? Para responder a esta pergunta central, lançamos o seguinte objetivo geral de investigação: Identificar como se apresentam os conteúdos que vêm sendo tratados no ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2018 e 2020, considerando relações com a BNCC e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia para verificar se orientam para o desenvolvimento da consciência filosófica crítica e a autonomia, enquanto direito social e de cidadania e levantar possibilidades de avanços a partir de fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação. Como hipótese foi levantado que os conteúdos que vêm sendo tratados no plano de ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2016 e 2017, considerando relações com a BNCC e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia, apontam para uma formação fragmentada do conhecimento da filosofia sem desenvolver uma base sólida que possa alicerçar uma formação crítica capaz de desenvolver a racionalidade do pensamento crítico, a partir de conteúdos que destaquem valores éticos, políticos, artísticos e culturais; mediante essa realidade e em vistas a possibilidade de avanços na formação humana, levantamos que os fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação contribuem para avanços no desenvolvimento da consciência filosófica crítica e na formação para a autonomia dos estudantes do ensino médio, enquanto direito social e de cidadania. Os resultado da pesquisa em síntese, destacam que os conteúdos que vêm sendo tratados no plano de ensino de filosofia no terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Evaristo da Veiga nos anos de 2016 e 2017, considerando relações com a BNCC e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio do estado da Bahia, apontam para uma formação fragmentada do conhecimento da filosofia, enquanto proposta, por não desenvolver uma base sólida que possa alicerçar uma formação crítica capaz de contribuir para a racionalidade do pensamento crítico, a partir de conteúdos que possam alicerçar valores éticos, políticos, artísticos e culturais; mediante esta realidade e em vistas as possibilidades de avanços para a formação humana, levantamos que os fundamentos da filosofia de Immanuel Kant no campo da educação contribuem para o desenvolvimento da consciência filosófica crítica e a formação para a autonomia dos estudantes do ensino médio, enquanto um direito social que fortalece a luta pelo direito à cidadania.
Abstract: This dissertation is based on studies developed in the line of research - Social rights and new rights, construction of PPG subjects in Social Policies and Citizenship at UCSal. It has as a problematization proposition the following central question: The contents that have been treated in the teaching of philosophy in the third year of high school at Colégio Estadual Evaristo da Veiga in the years 2018 to 2020, which follow the guidelines of the BNCC and Curricular Guidelines for the High School in the state of Bahia, guide towards a real development of critical philosophical awareness and autonomy, as a social and citizenship right and what are the possibilities of advances from the foundations of Immanuel Kant's philosophy in the field of education? To answer this central question, we launched the following general research objective: To identify how the contents that have been treated in the teaching of philosophy in the third year of high school at Colégio Estadual Evaristo da Veiga in the years 2018 and 2020 are presented, considering relationships with the BNCC and the Curriculum Guidelines for Secondary Education in the state of Bahia to verify if they are oriented towards the development of critical philosophical awareness and autonomy, as a social and citizenship right, and to raise possibilities for advances from the foundations of Immanuel Kant's philosophy in the field of education. As a hypothesis, it was raised that the contents that have been treated in the philosophy teaching plan in the third year of High School at Colégio Estadual Evaristo da Veiga in 2016 and 2017, considering relations with the BNCC and the Curriculum Guidelines for High School state of Bahia, point to a fragmented formation of the knowledge of philosophy without developing a solid base that can support a critical formation capable of developing the rationality of critical thinking, from contents that highlight ethical, political, artistic and cultural values; through this reality and in view of the possibility of advances in human formation, we raise that the foundations of Immanuel Kant's philosophy in the field of education contribute to advances in the development of critical philosophical awareness and in training for the autonomy of high school students, as a right society and citizenship. The results of the research, in summary, highlight that the objectives and contents that have been treated in the philosophy teaching plan in the third year of high school at Colégio Estadual Evaristo da Veiga in 2016 and 2017, considering relations with the BNCC and the Guidelines Curriculums for High School in the state of Bahia, point to a fragmented formation of the knowledge of philosophy, as a proposal, for not developing a solid base that can support a critical formation capable of contributing to the rationality of critical thinking, from contents that can support ethical, political, artistic and cultural values; through this reality and in view of the possibilities of advances for human formation, we raise that the foundations of Immanuel Kant's philosophy in the field of education contribute to the development of critical philosophical awareness and training for the autonomy of high school students, as a social right that strengthens the struggle for the right to citizenship.
Keywords: Filosofia
Ensino médio
Emmanuel Kant
Direito social e cidadania
BNCC - Base nacional comum curricular
Formação crítica e autonomia
Orientações curriculares para o ensino médio
Philosophy
High school
Social law and citizenship
Curriculum guidelines for high school
metadata.dc.subject.cnpq: Multidisciplinar
Sociais e Humanidades
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica do Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Políticas Sociais e Cidadania
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/4963
Issue Date: 4-Nov-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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