Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/4982
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O sofrimento psíquico do estudante do ensino superior no ambiente acadêmico
metadata.dc.creator: Costa Júnior, Antônio Carlos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Hoenisch, Júlio César Diniz
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa abrange fundamentações teóricas da Instituição do Ensino Superior (IES), do estudante do ensino superior (EES) e do sofrimento psíquico das quais tece comentários, extrai dados e descreve análise crítica apontando possíveis contribuições. Como delimitação metodológica utilizou-se a aplicação do estudo de revisão literária narrativa. Foram consideradas produções disponíveis on-line, bem como literatura científica nacional. As pesquisas foram realizadas nos parâmetros de dados do Google Acadêmico/ Scielo/ Bvspsi. Foram situados trabalhos sendo estabelecidos critérios de inclusão os que abordaram as relações das temáticas do sofrimento psíquico, do estudante de ensino superior, e da Instituição de Ensino Superior. Foram excluídos trabalhos que não apresentaram notoriamente o público alvo e não deixavam nítido o tipo de estudo. Aspectos significativos foram levantados refletindo a relação do sofrimento psíquico do EES no ambiente acadêmico. Agregando a apresentação do sofrimento psíquico como instrumento de crescimento, experiência e transformação. Por conclusão, foi possível demonstrar a potencialização e possível desencadeamento do sofrimento psíquico do estudante do ensino superior no ambiente acadêmico que se manifesta mediante ocorrências, sendo algumas delas expostas na pesquisa.
Abstract: The present research covers theoretical foundations of the Institution of Higher Education (HEI), the student of higher education (EES) and the psychic suffering of which I comment, extract data and describe critical analysis pointing out possible contributions. As methodological delimitation was used the application of the study of narrative literary review. Productions were considered online, as well as national scientific literature. Searches were performed on Google Scholar data / Scielo / Bvspsi data parameters. Work was carried out and criteria for inclusion were established, which dealt with the relations between the subjects of psychic suffering, the student of higher education, and the Institution of Higher Education. We excluded studies that did not show the target audience well and did not leave clear the type of study. Significant aspects were raised reflecting the relation of the psychic suffering of the ESS in the academic environment. Adding the presentation of psychic suffering as an instrument of growth, experience and transformation. In conclusion, it was possible to demonstrate the potentialization and possible triggering of the psychic suffering of the higher education student in the academic environment that manifests itself through occurrences, some of which are exposed in the research.
Keywords: Instituição de ensino superior
Estudante de ensino superior
Sofrimento psíquico
Institution of higher education
Higher education student
Psychic suffering
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde
Psicopatologia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica do Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/4982
Issue Date: 9-Nov-2022
Appears in Collections:Especialização em Psicopatologia e Curso de Vida

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCANTONIOCARLOSCOSTAJUNIOR.pdf313.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.