Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Dilson Araújo Alves-
dc.date.accessioned2018-12-14T13:53:21Z-
dc.date.available2018-12-14-
dc.date.available2018-12-14T13:53:21Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/519-
dc.description.abstractThis dissertation is being built in line with the research line "State, Development and Social Inequalities" of Interdisciplinary Postgraduate Program in Social Policies and Citizenship of the Catholic University of Salvador (PPGPSC / UCSAL). In this regard, our purpose is to contribute to the critique of a very relevant topic if we consider the current economic and social situation in the world and, in particular, the historical and political context in Brazil: music education as an ethical principle. We have never heard of such a crisis of values (ethical-moral) and the possible absence of reason as its mediator. Therefore, our environment (the theoretical content / praxis) to be unveiled on this road (form) will be the search for an understanding for / of otherness. It will look for a landscape (content) outside the formal circuit of the nation-state, based initially on the expressive allegory of Federico Fellini and his "Prova d'Orchestra" (1978), where the conflicts of an orchestra are compared with the contradictions of the society industrial. Therefore, the scenario is the music, music education, and the clashes will be being fought between blind characters (between physical deficiency and spiritual insufficiency, in the messianic sense of Walter Benjamin) to aid in the apprehension of the following question in Butler´s: if humanity in danger offers the opportunity for recognition of alterity, the construction of social projects (especially to form orchestras for life) can be aid to process to recognizing ethical-moral with the Other (read emancipatory project of an open story). Accepting this theoretical-epistemological basis, the methodological approach is drawn from the qualitative, with collections of narratives of the integrants and linked to the our proposed allegory: Youth Symphony Orchestra (OSJ).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectProjetos Sociaispt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectSocial projectspt_BR
dc.subjectBlindnesspt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.titleUma sinfonia em construção: educação musical, emancipações e expressões de alteridadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9246879424408043pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio Carlos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735855153608701pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Sandra Regina Rosa-
dc.contributor.referee2Brandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.referee3Silva, Julie Sarah Lourau Alves da-
dc.description.resumoConstruída em consonância com a linha de investigação "Estado, Desenvolvimento e Desigualdades Sociais” do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (PPGPSC/UCSAL), essa dissertação tem o propósito de contribuir com uma abordagem crítica sobre a atual conjuntura econômica e social no mundo e, em particular, o contexto histórico e político no Brasil: a educação musical como princípio éticoe emancipatório. Nunca se ouviu falar tanto em crise de valores (ético-morais) e a possível ausência de razão como sua mediadora. Portanto, o nosso ambiente (o conteúdo teórico/práxis) a ser desvelado nessa estrada (forma) será a busca por uma compreensão para/de alteridades, a partir de políticas públicas que se matizaram em Salvador na primeira década dos anos 2000. Buscar-se-á uma paisagem (conteúdo) fora do circuito formal do Estado-nação, apoiando-se inicialmente na expressiva alegoria de Federico Fellini e o seu “Ensaio de Orquestra” (1978), onde são comparados os conflitos de uma orquestra com as contradições da sociedade mercantil/industrial. Logo, o cenário é a música, a educação musical, e os embates estarão sendo travados entre personagens cegos (entre a deficiência física e a insuficiência espiritual, no sentido messiânico de Walter Benjamin) para auxiliar na apreensão da seguinte questão de teor butleriano: se a humanidade em perigo oferece a oportunidade de reconhecimento de alteridade(s), a construção de projetos sociais (em especial a formação de orquestras de/para Vida) pode nos vincular eticamente ao Outro (leia-se projeto emancipatório de uma história em aberto). Acolhendo essa base teórico-epistemológica, a abordagem metodológica está desenhada a partir do qualitativo, com coletas de narrativas dos sujeitos integrantes e vinculados a alegoria proposta: a Orquestra Sinfônica Juvenil (OSJ).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAODILSONPEIXOTO.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.