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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação matemática e educação ambiental: proposta interdisciplinar para o ensino fundamental
metadata.dc.creator: Baqueiro, Ana Cristina Silva de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Tinôco, Moacir Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pimentel, Patrícia Carla Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Alencar, Cristina Maria Macêdo de
metadata.dc.contributor.referee2: Pinho, Ana Sueli Teixeira de
metadata.dc.description.resumo: Um dos desafios da escola atual encontra-se na busca por uma abordagem interdisciplinar para assuntos que são tratados disciplinarmente. A pesquisa que deu origem a esta dissertação foi constituída a partir da articulação entre temas de extrema relevância no currículo formativo da educação básica, Educação Matemática (EM) e Educação Ambiental (EA), na vertente da ação pedagógica. Para isso, o presente estudo objetivou realizar um diagnóstico sobre o conhecimento, matemático e ambiental, dos estudantes do ensino fundamental II, a partir da realidade da comunidade em que estão inseridos. A pesquisa exploratória, para confecção deste trabalho, caracterizou-se metodologicamente pela análise quantitativa a partir de dados coletados por meio de questionário estruturado. Utilizou-se para esse diagnóstico, a análise descritiva e multivariada, com aplicação de Análise de Componente Principal (PCA) para determinar comportamentos e padrões desses estudantes. Os resultados encontrados indicaram que os estudantes apresentaram dificuldade em articular conhecimentos adquiridos no ambiente escolar com as situações vivenciadas na comunidade local, sendo um indicativo de que esses conhecimentos podem e devem ser trabalhados de forma conexa ao ligar EM e EA. O grande desafio deste trabalho é propor um planejamento que possa possibilitar um aprendizado significativo.
Abstract: One of the challenges of the current school lies in the search for an interdisciplinary approach of subjects that are treated in a separated way. The research that gave rise to this dissertation was constituted from the articulation between subjects of extreme relevance in the formative curriculum of the basic education, such as Mathematics Education (ME) and Environmental Education (EE), through a pedagogical aspect of action. Aiming this, the present study searched to make a diagnosis about the mathematical and environmental knowledge, of the second cycle of the elementary school students, based on the reality of the community in which they are inserted. The research was characterized methodologically by the quantitative analysis from data collection through a structured questionnaire. Descriptive and multivariate analyzes was used for this diagnosis, applying the exploratory Principal Component Analysis (PCA) in order to reveal the behavior patterns of these students. The results indicated that the students presented a certain difficulty in articulating knowledge acquired in the school environment with the situations experienced in their local community, as such, being an indication that this knowledge can and should be worked in a connected way when integrating ME and EE. The great challenge of this work is to propose a plan that can enable meaningful learning among these two subject.
Keywords: Interdisciplinaridade
Matemática
Questões Ambientais
Interdisciplinarity
Mathematics
Environmental issues
metadata.dc.subject.cnpq: Planejamento Urbano e Regional
Planejamento Ambiental
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Catolica de Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Planejamento Ambiental
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/527
Issue Date: 19-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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