Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/527
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Baqueiro, Ana Cristina Silva de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-02T13:48:16Z | - |
dc.date.available | 2019-01-02T13:48:16Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-19 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/527 | - |
dc.description.abstract | One of the challenges of the current school lies in the search for an interdisciplinary approach of subjects that are treated in a separated way. The research that gave rise to this dissertation was constituted from the articulation between subjects of extreme relevance in the formative curriculum of the basic education, such as Mathematics Education (ME) and Environmental Education (EE), through a pedagogical aspect of action. Aiming this, the present study searched to make a diagnosis about the mathematical and environmental knowledge, of the second cycle of the elementary school students, based on the reality of the community in which they are inserted. The research was characterized methodologically by the quantitative analysis from data collection through a structured questionnaire. Descriptive and multivariate analyzes was used for this diagnosis, applying the exploratory Principal Component Analysis (PCA) in order to reveal the behavior patterns of these students. The results indicated that the students presented a certain difficulty in articulating knowledge acquired in the school environment with the situations experienced in their local community, as such, being an indication that this knowledge can and should be worked in a connected way when integrating ME and EE. The great challenge of this work is to propose a plan that can enable meaningful learning among these two subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Catolica de Salvador | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Questões Ambientais | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Environmental issues | pt_BR |
dc.title | Educação matemática e educação ambiental: proposta interdisciplinar para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1505545405285418 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tinôco, Moacir Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0433618384031837 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pimentel, Patrícia Carla Barbosa | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2048574640647443 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alencar, Cristina Maria Macêdo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2257876241055037 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinho, Ana Sueli Teixeira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6649541365596258 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos desafios da escola atual encontra-se na busca por uma abordagem interdisciplinar para assuntos que são tratados disciplinarmente. A pesquisa que deu origem a esta dissertação foi constituída a partir da articulação entre temas de extrema relevância no currículo formativo da educação básica, Educação Matemática (EM) e Educação Ambiental (EA), na vertente da ação pedagógica. Para isso, o presente estudo objetivou realizar um diagnóstico sobre o conhecimento, matemático e ambiental, dos estudantes do ensino fundamental II, a partir da realidade da comunidade em que estão inseridos. A pesquisa exploratória, para confecção deste trabalho, caracterizou-se metodologicamente pela análise quantitativa a partir de dados coletados por meio de questionário estruturado. Utilizou-se para esse diagnóstico, a análise descritiva e multivariada, com aplicação de Análise de Componente Principal (PCA) para determinar comportamentos e padrões desses estudantes. Os resultados encontrados indicaram que os estudantes apresentaram dificuldade em articular conhecimentos adquiridos no ambiente escolar com as situações vivenciadas na comunidade local, sendo um indicativo de que esses conhecimentos podem e devem ser trabalhados de forma conexa ao ligar EM e EA. O grande desafio deste trabalho é propor um planejamento que possa possibilitar um aprendizado significativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | Planejamento Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Planejamento Ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAOANABAQUEIRO.pdf | 2.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.