Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBaqueiro, Ana Cristina Silva de Souza-
dc.date.accessioned2019-01-02T13:48:16Z-
dc.date.available2019-01-02T13:48:16Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/527-
dc.description.abstractOne of the challenges of the current school lies in the search for an interdisciplinary approach of subjects that are treated in a separated way. The research that gave rise to this dissertation was constituted from the articulation between subjects of extreme relevance in the formative curriculum of the basic education, such as Mathematics Education (ME) and Environmental Education (EE), through a pedagogical aspect of action. Aiming this, the present study searched to make a diagnosis about the mathematical and environmental knowledge, of the second cycle of the elementary school students, based on the reality of the community in which they are inserted. The research was characterized methodologically by the quantitative analysis from data collection through a structured questionnaire. Descriptive and multivariate analyzes was used for this diagnosis, applying the exploratory Principal Component Analysis (PCA) in order to reveal the behavior patterns of these students. The results indicated that the students presented a certain difficulty in articulating knowledge acquired in the school environment with the situations experienced in their local community, as such, being an indication that this knowledge can and should be worked in a connected way when integrating ME and EE. The great challenge of this work is to propose a plan that can enable meaningful learning among these two subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectQuestões Ambientaispt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectEnvironmental issuespt_BR
dc.titleEducação matemática e educação ambiental: proposta interdisciplinar para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505545405285418pt_BR
dc.contributor.advisor1Tinôco, Moacir Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433618384031837pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pimentel, Patrícia Carla Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2048574640647443pt_BR
dc.contributor.referee1Alencar, Cristina Maria Macêdo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2257876241055037pt_BR
dc.contributor.referee2Pinho, Ana Sueli Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649541365596258pt_BR
dc.description.resumoUm dos desafios da escola atual encontra-se na busca por uma abordagem interdisciplinar para assuntos que são tratados disciplinarmente. A pesquisa que deu origem a esta dissertação foi constituída a partir da articulação entre temas de extrema relevância no currículo formativo da educação básica, Educação Matemática (EM) e Educação Ambiental (EA), na vertente da ação pedagógica. Para isso, o presente estudo objetivou realizar um diagnóstico sobre o conhecimento, matemático e ambiental, dos estudantes do ensino fundamental II, a partir da realidade da comunidade em que estão inseridos. A pesquisa exploratória, para confecção deste trabalho, caracterizou-se metodologicamente pela análise quantitativa a partir de dados coletados por meio de questionário estruturado. Utilizou-se para esse diagnóstico, a análise descritiva e multivariada, com aplicação de Análise de Componente Principal (PCA) para determinar comportamentos e padrões desses estudantes. Os resultados encontrados indicaram que os estudantes apresentaram dificuldade em articular conhecimentos adquiridos no ambiente escolar com as situações vivenciadas na comunidade local, sendo um indicativo de que esses conhecimentos podem e devem ser trabalhados de forma conexa ao ligar EM e EA. O grande desafio deste trabalho é propor um planejamento que possa possibilitar um aprendizado significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Ambiental-
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOANABAQUEIRO.pdf2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.