Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Suila Bianca Lemos-
dc.date.accessioned2019-01-28T21:08:30Z-
dc.date.available2019-01-28-
dc.date.available2019-01-28T21:08:30Z-
dc.date.issued2019-01-28-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/647-
dc.description.abstractThe relationship between doctor and patient is contractual and is provided for in the Civil Code and the Consumer Protection Code. This contract must be governed by the principle of good faith and also by the principle of the dignity of the human person provided for in the Federal Constitution of 1988. The objective of this work was to analyze how the doctor-patient relationship develops, paying particular attention to cases of violation of the duty to information and the responsibility of the medical professional in face of these failures vis-à-vis the vulnerable consumer. The method used in this research was the bibliographical one, approaching the qualitative research with stamp in the hypothetico-deductive method. Through this research it was verified the need for a transparent relationship between the patient and his doctor and also how this health professional will be held accountable. Access to information is a fundamental precedent for quality of health, being extremely relevant and respected at all stages as a way of freedom of the patient's autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectViolaçãopt_BR
dc.subjectPacientept_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subjectViolationpt_BR
dc.subjectPatientpt_BR
dc.subjectVulnerabilitypt_BR
dc.titleA violação do dever de informação na relação médico paciente: uma análise a luz do princípio da vulnerabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Ana Thereza Meirelles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Ana Thereza Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tagore Trajano de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoA relação entre médico e paciente tem cunho contratual e encontra-se prevista no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor. Esse contrato deve ser regido pelo princípio da boa fé e também pelo princípio da dignidade da pessoa humana previsto na Constituição Federal de 1988. O objetivo desse trabalho foi analisar como se desenvolve a relação médico-paciente dando atenção especial aos casos de violação do dever de informação e à responsabilidade do profissional médico diante dessas falhas frente ao consumidor vulnerável. A pesquisa é bibliográfica, de cunho qualitativo e usa o método hipotético-dedutivo. Através dessa pesquisa constatou-se a necessidade de uma relação transparente entre o doente e o seu médico e ainda como esse profissional de saúde será responsabilizado. O acesso à informação é precedente fundamental nas relações que envolvem a saúde sendo extremamente relevante que seja respeitada em todas as fases como forma de manter a autonomia do paciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas > Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCSUILABORGES.pdf181.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.