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dc.creatorSantos, Carlos Cesar Miranda dos-
dc.date.accessioned2019-01-31T16:46:38Z-
dc.date.available2019-01-31-
dc.date.available2019-01-31T16:46:38Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/710-
dc.description.abstractThis work is about the moral harassment in the student-teacher relationship, specifically in its ascending form. Over time, this phenomenon has been emphasized in Brazilian educational scenario, mainly due to the clientelism of the student body along with mercantilism which hangs in the structures of private higher education institutions. The scenario is of devaluation and depreciation in the relation of the educator with his students, since the figure of the student-client stands out to that of the teacher. As a consequence, the fragility and the lack of respect for the educator arise. Based on bibliographic review, documentary analysis and case study, the objective was to identify the most relevant motivating aspects, types and possible consequences of student bullying in relation to teachers, as well as discussing how the institutions have been dealing with the issue. It is a qualitative research that, although not intending to exhaust the subject, aims to reveal and discuss some relevant aspects in the scenario of precarization of higher education due to the mercantilized relations within the university environment, as well as the students’ moral harassment towards the professors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssédio moral ascendentept_BR
dc.subjectProfessores do ensino superiorpt_BR
dc.subjectMercantilização do ensino superiorpt_BR
dc.subjectAscendant moral harassmentpt_BR
dc.subjectUniversity professorspt_BR
dc.subjectCollege mercantilizationpt_BR
dc.titleO assédio moral ascendente nas instituições de ensino superior privadaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Érica Rios de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Érica Rios de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Rego, Joana Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o assédio moral na relação aluno-professor, especificamente na sua forma ascendente. Esse fenômeno vem ganhando ênfase no cenário educacional brasileiro, principalmente devido ao clientelismo do corpo discente junto com o mercantilismo que paira nas estruturas das instituições de ensino superior privado. O cenário é de desvalorização e depreciação na relação do educador com seus educandos, uma vez que a figura do aluno-cliente se sobressai à do professor. Como consequência, surgem a fragilidade e a falta de respeito ao educador. A partir de revisão bibliográfica, análise documental e estudo do caso, objetivou-se identificar os aspectos motivadores mais relevantes, os tipos e possíveis consequências do assédio moral do aluno em relação aos professores e discutir a maneira como as instituições vêm lidando com a questão. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que, embora não tenha pretensão de exaurir o tema, visa revelar e discutir alguns aspectos relevantes no cenário de precarização do ensino superior devido às relações mercantilizadas dentro do ambiente universitário, em especial o assédio moral do aluno contra o professor do ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
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