Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Ana Carla Silva Gomes da-
dc.date.accessioned2019-02-04T16:43:11Z-
dc.date.available2019-02-04-
dc.date.available2019-02-04T16:43:11Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/746-
dc.description.abstractPregnancy is an event of great significance in the life of women permeated by values and transformations, in this way, educational actions in prenatal care have become of fundamental importance. OBJECTIVE: GENERAL - To analyze the importance of educational actions in prenatal care. SPECIFIC: identify the educational actions performed by the prenatal care team, and understand the pregnant women's perception of educational actions in prenatal care. METHODOLOGY: This study deals with a descriptive narrative review with a qualitative approach, elaborated through the Virtual Health Library (VHL) database, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); Scientific Eletronic Library OnLine (SCIELO); Nursing Database (BDENF). Eleven articles in the Portuguese language published in the period 2007-2015 are used. RESULTS AND DISCUSSION: The actions performed by the nurse should focus on the biopsychosocial and emotional aspects related to prenatal care that were characterized by the reception and educational actions, as well as the aspects maternal and fetal health promotion. The pregnant women recognize the importance of prenatal educational activities in relation to the preparation for childbirth and the care of the newborn. CONCLUSION: It is suggested the increase of updates and courses of permanent training of nurses in the scope of health education actions that take into account the specific needs of pregnant women with the purpose of a better quality of the gestational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsulta de enfermagempt_BR
dc.subjectAssistência pré-natalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectNursing consultationpt_BR
dc.subjectPrenatal carept_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.titleAções educativas na assistência ao pré-natalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Fernanda Cardeal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Fernanda Cardeal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tamires Lima da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Gramacho, Rita de Cássia Calfa Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoA gravidez é um evento de grande significação na vida da mulher permeada por valores e transformações, dessa forma, as ações educativas na atenção pré-natal passaram a ter importância fundamental. OBJETIVO: GERAL - Analisar a importância das ações educativas na assistência pré-natal. ESPECÍFICOS: identificar as ações educativas realizadas pela equipe da assistência pré-natal, conhecer a percepção das gestantes quanto às ações educativas na assistência pré-natal. METODOLOGIA: este estudo trata-se de uma revisão de literatura narrativa de caráter descritivo com abordagem qualitativa, elaborada através da base de dados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Eletronic Library OnLine (SCIELO); Base de Dados em Enfermagem (BDENF). Sendo utilizados, onze artigos na língua portuguesa publicados no período de 2007 a 2015. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As ações realizadas pelo enfermeiro devem enfocar os aspectos biopsicossociais e emocionais relacionados à atenção pré-natal que se caracterizaram pelo acolhimento e ações educativas, além dos aspectos assistenciais relativos à promoção da saúde materna e fetal. As gestantes reconhecem a importância das atividades educativas no pré-natal em relação ao preparo para o parto e os cuidados com o recém-nascido. CONCLUSÃO: Sugere-se o incremento de atualizações e cursos de capacitação permanente dos enfermeiros no âmbito das ações de educação em saúde que levem em conta as necessidades específicas das gestantes com a finalidade de uma melhor qualidade do processo gestacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCANACOSTA.pdf149.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.