Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Anderson Luís dos Santos-
dc.date.accessioned2019-02-04T19:27:20Z-
dc.date.available2019-02-04-
dc.date.available2019-02-04T19:27:20Z-
dc.date.issued2019-02-04-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/757-
dc.description.abstractSince the enactment of the Constitution of 1891 it has been decreed that Brazil is not a confessional state, that is, because it has a religious pluralism, it does not have an official religion, and all existing ones must be respected in the same way. However, in spite of the positive assurance in the Greater Charter, which links religious freedom to a fundamental right, episodes of religious intolerance are common in Brazil, especially with regard to the followers and faithful of religions of African origin. However, not only the freedom of belief and worship are guaranteed by the Federal Constitution, but also the dignity of the human person, positivized as an absolute principle and intrinsic and distinctive quality of each human being that deserves the same respect and consideration by the State and of the community, implying, in this sense, a complex of fundamental rights and duties that assure the person against any and all degrading and inhumane acts, as they will guarantee the minimum existential conditions for a healthy life, besides providing and to promote their active co-responsible participation in the destinies of their own existence and the life in communion of other human beings. The objective of this article is to address religious intolerance in Brazil, especially in relation to religions of African origin, focusing on the case of "Mother Gildasia", the leader of a candomblé terreiro who suffered persecutions and aggressions of a prejudiced nature, analyzing the episode about principle of the dignity of the human person.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntolerância Religiosapt_BR
dc.subjectDignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.subjectMãe Gildapt_BR
dc.subjectReligious Intolerancept_BR
dc.subjectDignity of human personpt_BR
dc.subjectMother Gildásiapt_BR
dc.titleIntolerância religiosa e a dignidade da pessoa humana: aspectos jurídicos e teológicos, a partir do caso “Mãe Gilda”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, José Jorge-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Antônio Expedito-
dc.description.resumoDesde a promulgação da Constituição de 1891 resta decretado que o Brasil não é um Estado confessional, ou seja, por deter um pluralismo religioso, não possui uma religião oficial, devendo todas as existentes serem respeitadas de igual modo. Contudo em que pese a garantia positivada na Carta Maior, a qual atrela a liberdade religiosa à um direito fundamental, episódios de intolerância religiosa são comuns no Brasil, mormente no que concerne aos seguidores e fiéis de religiões de matriz africana. Todavia, não somente a liberdade de crença e culto estão asseguradas pela Constituição Federal, mas também a dignidade da pessoa humana, positivada como princípio absoluto e qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa corresponsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão dos demais seres humanos. O presente artigo tem como objetivo abordar a intolerância religiosa no Brasil, mormente no que atine às religiões de matriz africana, enfocando o caso ―Mãe Gildásia‖, líder de terreiro de candomblé que sofreu perseguições e agressões de cunho preconceituoso, analisando o episódio sobre a luz do principio da dignidade da pessoa humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas > Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCANDERSONCOSTA.pdf500.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.