Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Leila Cristina Rêgo-
dc.date.accessioned2019-07-11T15:36:18Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-07-11T15:36:18Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/829-
dc.description.abstractThis research analyzes the effectiveness of education as one of the social rights set out in the Brazilian Constitution, having as one of the tools the racial quotas, part of affirmative action, proposals such as public policy, through which the State seeks to minimize gaps open throughout history in which the black people, were kept out of education system. Approaches, however, the rejection by many potential investors, who mostly unaware of the legal and constitutional aspects involving the subject, seeing it simplistically as if they were a favor provided by the State, giving rise to a perfidious sense of humiliation. In spite of the supposed minimization of the importance that the dominant culture dispenses with the subject, fact this reflection of the position that the main interested ones occupy in the social locus, it is necessary to intensify the discussion about affirmative action in favor of the principle of equality through a deficient public education that directly affects the process of training of the blacks, a massive majority as the target of this segment of education, aiming to reach a brief conclusion as to the validity of the struggle for new aspects of social policies in the defense of these minorities in the achievement of a legitimate citizenship. As a result, the written records and the speeches of these students have led us to think about the still necessary dedication to effective education. It concludes that despite the fact that today there are no formal barriers that prevent black students from accessing the education system, racial quotas still have a lot of opposition, and the lack of wide dissemination in public high schools is the main one, revealing that the search for effective of education through quotas is still fraught with obstacles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Sociais/Fundamentaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCotas Raciaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectSocial/Fundamental Rightspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectRacial quotaspt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleAs cotas raciais na efetivação da educação como um direito socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2117115272043747pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Julie Sarah Lourau Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556425108523824pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Ana Cláudia Gomes de-
dc.contributor.referee2Cunha Júnior, Dirley da-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a efetividade da educação como um dos direitos sociais previstos na Carta Magna, tendo como uma das ferramentas as cotas raciais, haja vista serem parte de ações afirmativas, propostas como políticas públicas, através das quais o Estado busca minimizar lacunas abertas ao longo da história no que diz respeito ao alijamento dos negros ao sistema educacional formal. A despeito da pretensa minimização da importância que a cultura dominante dispensa ao tema, fato esse reflexo da posição que os principais interessados ocupam no locus social, pesquisa-se a necessidade da intensificação da discussão acerca das ações afirmativas em prol do princípio da igualdade mediante uma educação pública deficitária, que atinge diretamente o processo de formação dos negros, maciça maioria como alvo desse segmento de ensino, pretendendo-se chegar assim a uma breve conclusão quanto a validade da luta por novos aspectos das políticas sociais na defesa destas minorias na conquista de uma cidadania legítima. Conclui que a despeito de hoje não haver barreiras formais que impeçam o acesso do estudante negro ao sistema de ensino, as cotas raciais ainda contam com muita oposição sendo a falta de ampla divulgação nas escolas de ensino médio na rede pública a principal delas, revelando que a busca pela efetivação da educação através das cotas ainda está revestida de entraves.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOLEILAANDRADE.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.