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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ocorrência de pessoas com deficiência no ensino superior no Brasil
metadata.dc.creator: Teixeira, Ana Gabriela Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Juliana Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Galvão, Verena Loureiro
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Eliana Sales
metadata.dc.description.resumo: É notório o aumento do número de Instituições de Ensino Superior no Brasil nos últimos sete anos, porém o número de vagas direcionadas a pessoas com deficiência não é proporcional. OBJETIVO: Descrever a ocorrência de pessoas com deficiência no Ensino Superior. MÉTODO: Trata-se de um estudo ecológico realizado no território brasileiro com dados obtidos através do acesso a informações da área de educação inclusiva no ensino superior, extraídos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do período 2011-2018 . As variáveis analisadas foram as seguintes: número de vagas oferecidas para pessoas com deficiência, quantidade de alunos com deficiência matriculados, quantidade de instituições de ensino superior e quantidade total de vagas oferecidas no geral para todos os alunos. RESULTADOS: Em 2011 o Brasil tinha 2.365 Instituições de Educação Superior (IES), já em 2017 passou para 2.448 IES, com a coleta de dados foi possível perceber que quantidade de IES vem crescendo em torno de 2% a 3% ao ano. No período de janeiro 2012 a dezembro de 2018, foram registrados 224.894 alunos com deficiência matriculados nas Instituições de Ensino Superior, com maior prevalência na Região Sudeste que correspondeu a 84.634 alunos (37,6%), seguida da Região Nordeste com 39.524 alunos (17,5%); a Região Centro-oeste foi a região com menor registro ao longo dos seis anos avaliados com 21.774 (9,6%), das 47.730.000 de vagas oferecidas, 21,22% foram direcionadas para pessoas com deficiência nos últimos sete anos. CONCLUSÃO: No Brasil, o discurso de educação para todos vem crescendo lentamente ainda de forma precária. Foi possível ver que mesmo com o crescimento do número de instituições de ensino superior e consequentemente o aumento de vagas oferecidas a alunos com deficiência, a quantidade de alunos matriculados não preenche todas as vagas oferecidas. A legislação exige que as instituições de ensino façam adaptações para uma política inclusiva, a princípio o processo seletivo precisa atender todas as dificuldades apresentadas pelos alunos para realização da prova de vestibular, assim como capacitar seus docentes, investir em recursos tecnológicos, guias-intérpretes, entre outros, e assim desconstruir barreiras que dificultam o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior.
Abstract: It is well known that the amount of college institutions in Brazil has increased during the last seven years , however the amount of openings directed to handicapped people didn't follow it in the same proportion. OBJECTIVE: Describing the presence of handicapped people in college institutions. METHODS: It is an ecological survey held in Brazilian territory using data obtained with the access to information from the area of inclusive college education, provided by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP , from 2011 to 2018.The analyzed variables were as follow: amount of offered openings to handicapped people, amount of handicapped students enrolled in college institutions and amount of college institutions in Brazil. RESULTS: In 2011 there were 2.365 College Institutions in Brazil, in 2017 there were already 2.448, with the data collecting it was possible to realize that the amount of these institutions has been increasing around 2% to 3% each year. From January 2012 to December 2018 there was a registration of 224.894 handicapped students enrolled in college institutions, with a higher prevalence of students in the Southeast region corresponding to 84.634 (37.6%), followed by the Northeast region with 39.524 students(17,5%), the Middle west region was the one with the lowest registration during the evaluated six years with 21.774 (9.6%) students; from the 47.730.000 openings offered, 21,22% were directed to handicapped people in the last seven years. CONCLUSION: In Brazil the discourse of education for all has been slowly growing even in a precarious way . it was possible to see that even with the growing number of college institutions and consequently the increase in the quantity of openings offered to handicapped students, the amount of them doesn't fulfill all the offered openings. The law requires that the teaching institutions make adaptations for an inclusive policy: at first the selection process has to comply with all the difficulties presented by the students for the entrance examination as well as to promote capacitation for the teachers, to invest in technological resources, guides interpreters among others and thus eliminate barriers which make it difficult the access and permanence of handicapped students in college education.
Keywords: Deficiência
Inclusão
Ensino Superior
Deficiency
Inclusion
College education
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Biológicas e da Saúde
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Catolica de Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/846
Issue Date: 30-May-2019
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