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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sinalizador de Riscos: Um Aplicativo Gamificado para o Mapeamento Participativo de Riscos
metadata.dc.creator: Arouca, Murilo Guerreiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Wyzykowski, Andre Brasil Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Marcelo Indio dos
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Osvaldo Requião
metadata.dc.description.resumo: Em virtude do grande índice de áreas de risco localizadas nos grandes centros urbanos, o emprego das tecnologias móveis se projeta como uma alternativa para a verificação e mapeamento desse problema. Considerando esse panorama, o mapeamento participativo, uma abordagem que propõe o auxílio da população no mapeamento do ambiente ao qual ela está inserida, pode ser facultado a população de forma ainda mais proveitosa, pois, devido a presença dos modernos componentes tecnológicos incorporados aos dispositivos móveis, tornou-se mais fácil coletar dados geográficos por meio desses dispositivos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma aplicação mobile híbrida desenvolvida para a realização do mapeamento de riscos, bem como, a utilização de mecânicas da gamificação com a finalidade de provocar o engajamento da população para auxiliar no processo de melhoria do ambiente ao qual ela está inserida. Desse modo, por meio de um experimento, foram realizadas a coleta, análise e comparação de dados para a validação da aplicação, de modo que, é evidenciada a validade da utilização de dispositivos móveis no processo do mapeamento participativo, como também, a importância e contribuição dessa abordagem para a população.
Abstract: Due to the large index of risk areas located in large urban centers, the use of mobile technologies is projected as an alternative for the verification and mapping of this problem. Considering this scenario, the artificial mapping, an approach that proposes the help of the population in the mapping of the environment to which it is inserted, can be provided to the population even more profitable, because due to the presence of the modern technological components incorporated to the mobile devices , it has become easier to collect geographic data through these devices. In this way, the present work aims to present a hybrid mobile application developed to carry out the mapping of risks, as well as the use of mechanics of the gamification with the purpose of provoking the engagement of the population to assist in the process of improvement of the environment to the which it is inserted. Thus, through an experiment, the data collection, analysis and comparison for the validation of the application were performed, so that the validity of the use of mobile devices in the process of participatory mapping is evidenced, as well as the importance and contribution to the population.
Keywords: Dispositivos Móveis
Mapeamento Participativo
Gamificação
Mobile devices
Participatory Mapping
Gamification
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Exatas e Engenharias
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Catolica de Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/876
Issue Date: 18-Jun-2019
Appears in Collections:Engenharia de Software

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