Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/945
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Imagem corporal e a influência da mídia na construção do corpo feminino
metadata.dc.creator: Barros, Yuri Isaac Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Flávia Prazeres
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Flávia Prazeres
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Davi da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Juciene Martins dos
metadata.dc.description.resumo: A concepção sobre beleza vem sofrendo variações ao passar dos anos. Quanto ao modelo estético físico, o bonito é padronizado desde os princípios da humanidade devido aos aspectos sócio culturais. A sociedade já vem marcada por padrões corporais que definem o que é ser bonito e a mídia tem o seu papel influenciando na construção da imagem corporal. Objetivo: Evidenciar a influência da mídia com relação à construção da imagem corporal feminina. Metodologia: Pesquisa de caráter de revisão integrativa de literatura, onde foi achado um total de 378 artigos, pré-selecionados 38 artigos para uma leitura mais aprimorada, após a seleção foram excluídos 24 artigos por não se adequarem aos critérios de inclusão e assim totalizando 14 artigos, mais dois livros da literatura brasileira. Resultados: Os estudos mostraram que a mídia tem influencia direta na construção da imagem corporal feminina podendo atuar de forma negativa, com mudança de costumes, linguagem e destruindo com a identidade da mulher. Considerações finais: O estudo revelou que a mídia não é prejudicial, mas depende da forma que o indivíduo assimila as mensagens transmitidas e assim utilizando de forma correta as informações para a construção da imagem corporal
Abstract: The concept of beauty has been changing over the years. As for the physical aesthetic model, the beautiful is standardized from the principles of humanity due to socio-cultural aspects. Society is already marked by body patterns that define what it is to be beautiful and the media has its role in influencing body image building. Objective: To show the influence of the media in relation to the construction of the female body image. Methodology: Research of character of integrative review of literature. According to the research was found a total of 378 articles, preselected 38 articles for a better reading, after the selection were excluded 24 articles for not meeting the inclusion criteria and thus totaling 14 articles, plus two books in the Brazilian literature . Results: The studies showed that the media has a direct influence on the construction of the female body image, being able to act negatively, with changing customs, language and destroying with the identity of the woman. Final Thoughts: The study revealed that the media is not harmful, but it depends on how the individual assimilates the transmitted messages and thus correctly uses the information to construct the body image
Keywords: Imagem corporal
Mídias sociais
Insatisfação corporal
Body image
Social media
Body dissatisfaction
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências da Saúde
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UCSAL
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/handle/prefix/945
Issue Date: 5-Jun-2019
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCYURIBARROS.pdf420.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.