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dc.creatorPrado, Nadjane Crisóstomo-
dc.date.accessioned2019-09-02T20:48:04Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2019-09-02T20:48:04Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/954-
dc.description.abstractThe research presented here has as object of study the fight against school dropout in elementary school I and as a unit of analysis of the Program Agent of Education in the Municipality of Salvador - Bahia. Its general objective is to analyze the perceptions of the education agents regarding the functionality of the program, who participated in or participate in the Agent of Education Program, which is being developed in the Municipality of Salvador. The purpose of this program is to combat school dropout in primary education I in the municipality of Salvador, in the period from July 2015 to December 2017. To do this, we sought to know data on school dropout in Elementary School I, in the Municipality of Salvador, who supported the creation of the Program Agent of Education; Identify measures adopted in the Municipality of Salvador to reduce school dropout and Elementary School I; To deepen the discussions about school dropout in primary education I in the Municipality of Salvador from the implementation of the Agent of Education Program in July 2015 to July 2017, as well as interviews with students of the pedagogy course of private educational institutions, with to analyze the agents' perceptions participated in the program on combating school dropout in elementary school I in the city of Salvador. to reduce school dropout and Elementary School I; In addition to all the searches, recognize in education policy guidance documents some schoolwide, locally-based evasion processes that may influence the guarantee of the right to education. Thus, the Federal Constitution of 1988, the Law of directives and bases - LDB 9394/96, the Statute of the child and the adolescent (LEI 8069/90), the new national education plan - PNE 2014 (LEI 13005 / 14) and the Organic Law of the Municipality of Salvador-Ba on July 17, 2014. It is intended to analyze the positive and negative conditioning factors such as: The Bolsa Família program, crime and social development, more specifically the social condition, in the aspect related to poverty.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPrograma Agentes de Educaçãopt_BR
dc.subjectPublic educational policiespt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectEducational agents programpt_BR
dc.titlePrograma Agente da Educação no Município de Salvador – Bahia: um estudo sobre a percepção dos agentes da educação no combate à evasão no Ensino Fundamental II - 2015-2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4837761731243008pt_BR
dc.contributor.advisor1Lepikson, Maria de Fátima Pessôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7702914755827440pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Patrícia Lessa Santos-
dc.contributor.referee2Freitas, Kátia Siqueira de-
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada tem como objeto de estudo o combate à evasão escolar no Ensino Fundamental I e como unidade de análise o Programa Agente da Educação no Município de Salvador – Bahia. Tem como objetivo geral analisar as percepções dos agentes da educação no que diz respeito ao alcance da efetividade do referido programa, que visa combater o fenômeno da evasão escolar no ensino fundamental I, no município de Salvador, no período de julho de 2015 a dezembro de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos fez-se uso de análise documental e de entrevistas. Estas foram destinadas a agentes de educação. A pesquisa destaca aspectos positivos e negativos enfrentados pelos mencionados agentes e conclui que, apesar das dificuldades, o Programa tem cumprido o papel de controlar a infrequência escolar e, consequentemente, evitar o fenômeno da evasão escolar. Ressalta o importante papel exercido pelo Programa Bolsa Família e as dificuldades encontradas pela resistência dos gestores escolares no que diz respeito à presença do agente da educação na escola e os riscos corridos pelo agente diante da existência do tráfico de drogas nas comunidades nas quais estão inseridas as escolas municipais. Para tal, procurou-se levantar informações e dados relativos à evasão escolar no ensino Fundamental I, no Município de Salvador, que embasaram a criação do Programa Agente da Educação; identificar medidas adotadas no Município de Salvador para reduzir a evasão escolar e Ensino Fundamental I; aprofundar as discussões sobre a evasão escolar no ensino fundamental I no Município de Salvador a partir da implantação do Programa Agente da Educação em julho de 2015 até julho de 2017, bem como realizar entrevistas com os estudantes do curso de pedagogia de instituições privadas de ensino, com vistas a analisar as percepções dos agentes participantes do programa acerca do combate à evasão escolar no ensino fundamental I no município de Salvador. Além de todas as buscas, buscou-se reconhecer, em documentos orientadores de políticas educacionais, alguns processos de evasão escolar, com abrangência local, que possam influenciar na garantia do direito à educação. Foram consideradas para análise: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI 8069/90), o novo Plano Nacional de Educação - PNE 2014 (LEI 13005/14) e a Lei Orgânica do Município de Salvador- Ba de 17 de julho de 2014. Pretende-se analisar os fatores condicionantes positivos e negativos como: O Programa Bolsa Família, a criminalidade e o desenvolvimento social, mais especificamente a condição social, no aspecto relacionado à pobreza.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPolíticas Sociais e Cidadaniapt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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