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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Tainara Bispo de-
dc.date.accessioned2019-09-06T21:54:50Z-
dc.date.available2019-09-06-
dc.date.available2019-09-06T21:54:50Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/966-
dc.description.abstractIntroduction: The challenge in meeting the deaf user in health services is characterized by the communication barrier; due to lack of preparation of health professionals. Despite the existence of public policies planned by the health services, the tools used to make communication feasible are usually parts of individual professionals' initiatives. What continues being a barrier for deaf people. Objective: aims to identify the challenges faced by people who suffer from depression when they seek care in health services and analyze the reasons that lead them. Methodology: This is an integrative review of the literature. 326 publications were located, the titles and abstracts were read with the purpose of refining. We excluded 276 articles because they did not meet the criteria for inclusion or because they were duplicated. A total of 22 papers were read. After exhaustive reading, the final sample consisted of 8 articles. . Results: From the evaluation of these studies the two categories emerged: Communication barrier versus Accessibility and Indicators for improvement in the access of the deaf in the health services. Final considerations: It was possible to perceive that care for the deaf in public health is in the process of being built and still presents serious deficiencies. Thus, to remedy the existing difficulties it is necessary the presence of accompanying or prepared interpreters who are at the disposal of the service and the inclusion of a course of LIBRAS and of disciplines that address the aspects of the communication with the deaf in the academic curriculum of the graduations of the health areapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectServiços de Saúdept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectHealth Servicespt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.titleDesafios dos surdos no atendimento nas unidades básicas de saúde: revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Taciane Oliveira Bet-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Claudia Fernanda Trindade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Flavia Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.description.resumoO desafio em atender o usuário surdo nos serviços de saúde se caracteriza, pela barreira comunicacional; fato devido à falta de preparo dos profissionais da saúde. Apesar da existência de políticas públicas planejadas pelos serviços de saúde, normalmente, as ferramentas utilizadas com o intuito de viabilizar a comunicação são partes de iniciativas individuais dos profissionais. O que continua sendo uma barreira para os portadores de surdez. Objetivo tem por objetivo identificar quais os desafios enfrentados pelos portadores de surdes quando buscam atendimento nos serviços de saúde e analisar os motivos que os levam. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram localizadas 326 publicações, realizou-se a leitura dos títulos e resumos com o objetivo de refinar. Foram excluídos 276 artigos, por não atenderem aos critérios de inclusão ou por serem duplicados. Realizou-se leitura completa de 22 artigos. Após leitura exaustiva, a amostra final foi constituída por 8 artigos. Resultados: Da avaliação desses estudos emergiram as duas categorias: Barreira comunicacional versus Acessibilidade e Indicadores para melhoria no acesso do surdo nos serviços de saúde. Considerações finais: Foi possível perceber que o atendimento aos surdos na saúde pública está em processo de construção e ainda apresenta sérias deficiências. Assim, para sanar as dificuldades existentes é necessário a presença de acompanhante ou intérpretes preparados que estejam à disposição do serviço e a inclusão de curso de LIBRAS e de disciplinas que abordem os aspectos da comunicação com o surdo no currículo acadêmico das graduações da área de saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
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