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Item Produção do espaço urbano pelo capital imobiliário: o caso do Horto Bela Vista/ Salvador-Ba(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2019-03-29) Nunes, Maiesse Pinto El Sayegh; Vasconcelos, Pedro de Almeida (Orient.); Carvalho, Silvana Sá de (Membro da Banca); Mourad, Laila Nazem (Membro da Banca); Pedrão, Fernando Cardoso (Membro da Banca); Silva, Maina Pirajá (Membro da Banca)A expansão das grandes cidades do Brasil e do mundo é cada vez mais influenciada por agentes imobiliários e por fatores socioeconômicos que aumentam a complexidade do processo de urbanização. Salvador é um exemplo destas cidades, cujas questões de urbanização também envolvem os problemas inerentes às grandes metrópoles do Terceiro Mundo. Na última década, seu crescimento foi liderado por grandes construtoras locais e do sudeste do país. Conceitos de espaço urbano, localização, acessibilidade, vetor de crescimento, estrutura, centro e centralidade, bairro, atores, agentes e capital imobiliário foram utilizados na composição do referencial teórico desta tese. Os conceitos foram seguidos pela apresentação de um breve histórico de Salvador, demonstrando sua expansão através do tempo, com a exposição dos seus múltiplos centros e vetores de crescimento, tendo em vista a análise do empreendimento do Horto Bela Vista na região do Miolo de Salvador. A tese teve como objetivos conhecer a influência do capital imobiliário na expansão urbana de Salvador e como os agentes imobiliários tentaram conduzir este fenômeno. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo o empreendimento Horto Bela Vista, que contou com investidores locais, o grupo Euluz, proprietário do terreno, e a incorporadora paulista JHSF. O Estado também atuou para viabilizar o projeto, através da construção da infraestrutura básica e de vias de acesso. Um levantamento bibliográfico e documental foi realizado para a análise da expansão urbana de Salvador, com destaque para o papel do capital imobiliário. O método qualitativo quantitativo também foi utilizado e pesquisa com os moradores do Horto Bela Vista foi executada. Os principais resultados foram: compreensão dos elementos envolvidos no processo de expansão urbana das grandes cidades; reflexão sobre o crescimento de Salvador e suas consequências econômicas e sociais; avaliação do impacto do empreendimento Horto Bela Vista em suas imediações e perante seu público alvo. Os resultados qualitativos da pesquisa foram relevantes para traçar o perfil deste público. A tese conclui que o Horto Bela Vista corresponde a um novo subcentro de Salvador, mas não alcançou a nova centralidade prevista pelos empreendedores.Item Projeto de vida e mundo do trabalho(Universidade Católica do Salvador, 2020-04) Almeida, Maria Sampaio de; Almeida, Francis Karol Gonçalves de; UCSAL, Universidade Católica do SalvadorItem Plano de Negócios - Escola Brasileira de Educação Financeira e Tributária(Universidade Católica do Salvador, 2020-06-22) Passos, Leonardo Pereira; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/; Peon, Haroldo Claudio Sande de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/; Dominguez, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/; Pereira, Fernando Antônio de Souza; http://lattes.cnpq.br/Item Plano de negócios - Centro Estético CER LIFE(Universidade Católica do Salvador, 2020-12-10) Souza, Larissa Lôbo; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/Item Plano de negócios - Confeitaria Afeto(Universidade Católica do Salvador, 2020-12-10) Dória, Juliana Menezes; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/Item Plano de negócios – Seniors Clothing(Universidade Católica do Salvador, 2020-12-10) Caldas, Aline Fortuna; Pereira, Fernando Antônio de Souza; http://lattes.cnpq.br/; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/; Muniz, Tiago Pereira; http://lattes.cnpq.br/; Guerra, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/; Angelis, Cristina; http://lattes.cnpq.br/Item Plano de negócios Intermediária(Universidade Católica do Salvador, 2021-06-17) Silva, Millena Emanuele Batista da; Sanches, Mônica; http://lattes.cnpq.br/; Rodrigues, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/; Menezes, Thiago; http://lattes.cnpq.br/; Mota, José; http://lattes.cnpq.br/Item Plano de negócios - iIMAGES(Universidade Católica do Salvador, 2021-06-17) Santos, Lucas Silva; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br; Pereira, Fernando Antônio de Souza; http://lattes.cnpq.br; Domingos, Sérgio; http://lattes.cnpq.br; Argilez, Cristina; http://lattes.cnpq.brItem Plano de Negócios - Stúdio Maju Design(Universidade Católica de Salvador, 2021-06-17) Santos, Juliene Marques Amancio dos; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br; Pereira, Fernando Antônio de Souza; http://lattes.cnpq.br; Domingos, Sérgio; http://lattes.cnpq.br; Argilez, Cristina; http://lattes.cnpq.br; Muniz, Tiago Pereira; http://lattes.cnpq.br; Mota, Jorge; http://lattes.cnpq.brItem Plano de negócios - NV Ice Cream(Universidade Católica do Salvador, 2021-06-17) Siqueira, Ueliton Barbosa de; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/; Pereira, Fernando Antônio de Souza; http://lattes.cnpq.br/; Domingos, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/; Muniz, Tiago Pereira; http://lattes.cnpq.br/Item Plano de negócios – WORKS(Universidade Católica do Salvador, 2021-06-17) Cerqueira, Raquel Sales; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br; Pereira, Fernando Antônio de Souza; http://lattes.cnpq.br; Domingos, Sérgio; http://lattes.cnpq.br; Muniz, Tiago Pereira; http://lattes.cnpq.br; Mota, Jorge; http://lattes.cnpq.br; Argilez, Cristina; http://lattes.cnpq.brItem Plano de Negócio - GESTCON(Universidade Católica de Salvador, 2021-06-17) Amorim, Nataliz de Oliveira; Gantois, Mônica Mendes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br; Argilez, Cristina; http://lattes.cnpq.br; Domingos, Sérgio; http://lattes.cnpq.br; Mota, Jorge; http://lattes.cnpq.brItem A competitividade das instituições bancárias brasileiras com o crescimento das FINTECHS(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-05) Jesus, Daniel Falcão de; Fernandes, Jesus José da Silva; Peixinho, Lucas Vieira; Oliveira, Rodrigo Cardoso de; Silva Filho, Wagner Luiz Pereira da; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Sanches, Cristina Argiles (Membro da Banca); Seixas, Patrícia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)Este artigo irá trazer um panorama da história dos bancos no Brasil, desde sua fundação até os dias atuais. Destacamos a importância dos bancos como intermediários financeiros ao longo da história, exercendo funções como emprestadores, cambistas, depositários e garantidores de transações econômicas, explanando um panorama histórico da evolução dos bancos no Brasil, evidenciando momentos-chave, crises e transformações ao longo do tempo. O artigo também irá abordar o surgimento das fintechs, mostrando-as que são empresas que utilizam tecnologia para oferecer serviços financeiros de forma inovadora e eficiente, que elas surgiram como alternativa aos bancos tradicionais, oferecendo soluções mais simples, baratas e acessíveis para a população e que a crise financeira de 2008 e a evolução tecnológica foram fatores que impulsionaram o seu surgimento. Traremos também que no Brasil existem diversas categorias de fintechs, como as de investimento, criptomoeda e blockchain, seguros, pagamentos, gestão financeira, crowdfunding, empréstimos, eficiência financeira, contabilidade e negociação de dívidas e que cada categoria oferece soluções específicas para atender às necessidades financeiras dos clientes, que elas estão ganhando espaço no mercado financeiro, antes considerado impenetrável e dominado por grandes bancos, mostrando que o Brasil teve um crescimento expressivo de fintechs e mais de 250 milhões de contas digitais criadas. Por último, mostraremos que as fintechs ainda enfrentam desafios para se consolidar e se diferenciar no mercado brasileiro e que para superá-las, elas precisam contar com uma equipe qualificada, cultura inovadora, estratégia bem definida e execução eficaz e da acessibilidade tecnológica para grande parte da população do Brasil.Item Superando os desafios dos negócios digitais: uma abordagem baseada na experiência dos marketplaces(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-06-07) Alexandre, Amanda Mirella da Silva; Barros, Daniel Torquato; Souza, Lorena Kelly Pires; Lopes, Tales Henrique Costa; Cerqueira, Thais Gonçalves; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Muniz, Tiago Pereira (Membro da Banca); Seixas, Patricia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)O texto aborda os desafios enfrentados pelos negócios digitais, com destaque para o papel dos marketplaces como facilitadores na conexão entre consumidores e empresas. A metodologia empregada neste estudo foi baseada em uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Para coletar dados relevantes sobre o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando a revisão da literatura como método. Concluiu-se que o marketplace, em particular, tem contribuído para democratizar o acesso ao mercado digital, permitindo que empresas menores compitam em um ambiente antes dominado pelas grandes corporações e apesar dos desafios enfrentados, as empresas continuam a se beneficiar significativamente ao aderir a essas plataformas, especialmente quando combinam essa estratégia com uma eficiente gestão logística.Item Marketing digital: estratégias aplicadas pós-pandemia(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-11-20) Santana, Alessandra Santos; Genaro, Amanda Azevedo; Ramos, Antonio Hercules Barbosa; Pinho Filho, Edivaldo Silva; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Seixas, Patrícia Conceição C. Ramos (Membro da Banca)O século XXI testemunhou avanços tecnológicos impressionantes, notadamente no campo do marketing digital, revolucionando a dinâmica entre empresas e consumidores. A rápida propagação da pandemia acelerou ainda mais essa transformação, desafiando as empresas a ajustarem suas estratégias para o mundo digital. Neste contexto, o marketing digital emergiu como um elemento incontestável e crucial em diversos setores, remodelando completamente a forma como as empresas interagem com seu público. Empresas ágeis e proativas na adaptação de estratégias digitais durante e após a pandemia demonstraram notável resiliência. A capacidade do marketing digital em se ajustar rapidamente às mudanças do ambiente de negócios foi um fator determinante para essas organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das estratégias de marketing digital pós-pandêmicas. Exploraremos as táticas implementadas, identificamos os desafios e avanços no contexto digital e avaliamos como a gestão de marca aliada a estratégias de marketing contribuíram significativamente para o desempenho empresarial nesse cenário em constante evolução.Item Análise da metodologia do censo demográfico de 2022: uma realidade vivida em Salvador Bahia(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-11-22) Barreiros, Ana Carolina Dias Portela; Vieira, Bernardo Jorge Gomes; Almeida, Guilherme Bahia Bbraz de; Santos, Rafael Soares dos; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.); Figueirêdo, Maria Gorete Borges (Membro da Banca); Seixas, Patrícia Conceição Ramos C. Seixas (Membro da Banca)O conhecimento sobre a importância da realização do censo é fundamental para obtenção de melhorias na qualidade de vida da população, bem como organizar e administrar os desafios da coleta de informações em esferas da sociedade. O propósito deste estudo é analisar a metodologia do censo demográfico diante das dificuldades encontradas pelos recenseadores durante a coleta dos dados censitários de 2022 nos bairros Boca do Rio e Caminho das Árvores em Salvador, Bahia. O objetivo desse estudo é tornar a coleta dos dados censitários eficaz, para a formulação de políticas públicas feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa foi abordada em três fases: na primeira fase, foi analisada a importância do censo demográfico, mediante o problema das recusas nas respostas da pesquisa. No segundo momento, foram vistas as estratégias para os recenseadores coletarem informações da população periférica e de áreas nobres. E, por fim, apresenta-se os recursos tecnológicos e meios para o aprimoramento do sistema censitário, com o intuito de melhorar a forma como são coletados, processados e apresentados os resultados à população, com a finalidade de fomentar as políticas públicas. O estudo foi conduzido por meio da revisão de literatura, através de uma abordagem qualitativa. A análise das recusas no censo de 2022, de acordo com o relato de um recenseador, destaca a importância de estratégias eficazes para abordar esses desafios, promovendo melhorias na sociedade. A colaboração entre o IBGE e outros órgãos é fundamental para desenvolver programas, como um aplicativo, mencionado ao decorrer desta pesquisa.Item Inclusão e diversidade nas organizações(UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-06-11) Melo, Anderson Luiz Pinto de; Carvalho, Tiago Santana; Medeiros, Lea Maria Bomfim Andrade (Orient.)O presente estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da gestão de pessoas baseada no processo de inclusão e diversidade dentro da organização, investigando como esses elementos influenciam a cultura organizacional, o desempenho dos colaboradores e a reputação da empresa. E como objetivos específicos, temos: identificar os principais conceitos e teorias relacionadas à gestão de pessoas, inclusão e diversidade no ambiente organizacional; analisar as práticas de gestão de pessoas adotadas pela organização em relação à inclusão e diversidade; e avaliar o impacto dessas práticas na cultura organizacional, considerando aspectos como clima organizacional, satisfação dos colaboradores e identificação com os valores da empresa. A pergunta norteadora, se deu a partir do pensamento de "Como a implementação eficaz de práticas de inclusão e diversidade na gestão de pessoas impacta a cultura organizacional e o desempenho dos colaboradores em uma organização?" A inclusão e a diversidade têm se tornado temas cada vez mais relevantes nas organizações contemporâneas, não apenas como uma questão de responsabilidade social, mas também como um fator determinante para o sucesso organizacional. A gestão de pessoas desempenha um papel crucial na promoção desses valores, pois é responsável por criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, capaz de atrair, reter e motivar talentos diversos. Este artigo pretende atender aos envolvidos direta e indiretamente na área da Administração Pública e Privada, voltando-se à necessidade da conscientização da inclusão e diversidade nas empresas. A metodologia se trata de um estudo do tipo levantamento bibliográfico, e para o seu desenvolvimento foram escolhidos as bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library On-line), acessados via internet, foram selecionados artidos e materiais de pesquisam que se adequassem ao tema escolhido, e publicados nos últimos anos. Conclui-se que ao promover um ambiente onde todos os indivíduos têm a oportunidade de contribuir plenamente, as empresas não apenas melhoram seu desempenho interno, mas também fortalecem sua posição no mercado global, garantindo um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva duradoura.Item Empreendedorismo feminino: análise das motivações e desafios das mulheres empreendedoras no bairro de São Marcos em Salvador(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-06-12) Damascena, Lindaiana; Aleluia, Suzana Lopes; Seixas, Patrícia (Orient.)Dentre as principais motivações do empreendedorismo feminino incluem a busca por indepen- dência financeira, realização pessoal, conciliação entre família e trabalho e flexibilidade de ho- rário. Os desafios englobam obstáculos financeiros, dificuldades em fazer parcerias, conciliação entre a vida pessoal e profissional, falta de acesso a qualificações, falta de confiança, e ainda questões culturais e sociais. Entender esses desafios é fundamental para implementar ações e estratégias que possam incentivar o crescimento e a autonomia dessas mulheres. O presente trabalho objetiva identificar as principais motivações que levam as mulheres a iniciarem seus próprios negócios e os desafios enfrentados nesse processo. A pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem descritiva e exploratória, com aplicação de questionários estruturados a uma amostra de 28 empreendedoras no bairro de São Marcos.Item Nubank e itaú unibanco: uma apuração dos indicadores financeiros de uma fintech e um banco tradicional(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-11-29) Meneses, Gleiciane Teles; Silva, Lais dos Santos da; Lima, Lara Oliveira Freitas; Souza, Tatyellen Gama de; Rangel, Adriana Rezende (Orient.)Tendo em vista o crescente interesse dos usuários por fintechs e como o surgimento destas impulsionou mudanças nas instituições tradicionais no setor bancário nacional, o presente estudo se propõe a responder à questão de pesquisa: Como os indicadores financeiros, que compõem o tripé decisorial, podem ajudar na análise do desempenho da fintech Nubank e o Itaú Unibanco?. Além disso, tem por objetivo geral analisar o desempenho econômico-financeiro dos bancos Nubank e Itaú Unibanco, por meio dos indicadores financeiros que compõem do tripé de análise, visando a compreensão básica das particularidades de cada modelo institucional, identificando elementos que ajudam em suas performances no mercado. A metodologia utilizada para esta investigação foi de natureza quanti-qualitativa para o tratamento do problema, com aplicação de pesquisa exploratória para a consecução dos objetivos e apoiou-se na pesquisa bibliográfica para a fundamentação do tema e em um estudo de caso comparativo considerando os balanços patrimoniais dos três últimos anos. A partir das informações obtidas pelos cálculos, foi realizada uma análise, identificando o desempenho das duas instituições. Conclui-se que o estudo destacou as diferenças entre o modelo inovador do Nubank e a tradição do Itaú, mostrando como ambos enfrentam os desafios do mercado. Observou-se que o Nubank tem alto potencial de crescimento, enquanto o Itaú mantém sua solidez.Item Estratégias de gestão de custos e tomada de decisão com base em novas tecnologias(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-11-30) Guedes, Camila Karen Santos; Virgens, Thais Fernandes das; Gomes, Ana Paula Alves (Orient.)Neste trabalho, aborda-se a importância da gestão de custos e da tomada de decisões estratégicas no ambiente empresarial, onde as empresas adotam formas de gestão para obter eficiência e competividade, para atingir a meta de maximizar o lucro e minimizar os custos. O objetivo geral é compreender o impacto da implementação de novas tecnologias no contexto da gestão de custos e na tomada de decisões estratégicas dentro das organizações.O problema da pesquisa consiste em responder à seguinte questão: como a utilização de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e o Blockchain podem auxiliar a gestão de custos e tomada de decisão nas empresas? A pesquisa utilizada foi de cunho qualitativo em que as pesquisadoras buscaram compreender o contexto que envolvem as novas tecnologias. Além disso, adotou-se a pesquisa exploratória através levantamento referencial, composto por livros, artigos e sites relacionados ao tema proposto, além da análise de exemplos práticos que estimulem a compreensão do assunto, com foco na apresentação de estratégias práticas e exemplos reais. O estudo propõe estratégias para aprimorar resultados financeiros e fornece insights para profissionais, destacando áreas de oportunidade nas empresas. Conclui-se que a adoção de tecnologias emergentes favorece a redução de custos operacionais, aumento da produtividade e melhoria da eficiência, capacitando as organizações a enfrentar os desafios contemporâneos e a elevar sua competitividade no mercado.