Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu > Território, Ambiente e Sociedade > Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Sua Área de concentração - Dinâmicas Territoriais, de Ambiente e de Sociedade - prioriza a problematização da dinâmica social e política que possa redundar em novos processos de planejamento, assumindo o território como uma instância socioespacial potencialmente integralizadora dos sujeitos históricos como seres da natureza, vislumbrando padrões ambientais socialmente mais justos e ecologicamente prudentes em diferentes escalas e contextos.
O Programa assume a temática das dinâmicas Territoriais, do Ambiente e da Sociedade como sócio historicamente construída, cujo substrato material é tecido por relações políticas e culturais estruturantes dos padrões comportamentais e institucionais que conformam de modo desigual as condições de possibilidades de usufruto da natureza e das conquistas humanas no âmbito planetário como casa comum a todos os seus habitantes. É nesta perspectiva o PPG enfatiza, para alcance do seu objetivo principal, aquisição de conteúdos e formação para pesquisa, construção de conhecimentos, formação crítica para atuação técnica, com posicionamento reflexivo e crítico no âmbito teórico das duas linhas de pesquisa.
Objetivos específicos conformam a trajetória para alcance do objetivo principal, a saber: Promover a aquisição de conteúdos e formação para pesquisa mediante a oferta de disciplinas teóricas, instrumentais e de imersão em vivências de extensão compreendida como processo dialógico e interdependente.
Promover condições para alteridade do posicionamento reflexivo e crítico no âmbito teórico das linhas de pesquisa, mediante a participação em grupos de pesquisa, realização de eventos científicos internos, eventos científicos associados a outros PPG e à comunidade não acadêmica.
Balizar a produção científica do PPG sob os parâmetros da área de Planejamento Urbano, Regional e Demografia / CAPES, à qual está vinculado, e ao posicionamento reflexivo, crítico, de inserção social e alteridade que constituem a área de concentração.