Psicologia
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O curso de Psicologia oferece uma educação abrangente que explora as teorias, técnicas de avaliação e intervenção em diversas áreas da mesma. Os alunos têm a oportunidade de aplicar seu conhecimento em estágios avançados, adquirindo habilidades práticas em ambientes clínicos, educacionais e organizacionais. A ênfase é dada à empatia, ao respeito pela diversidade e à ética profissional na prática da psicologia. Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira, como psicólogos clínicos, escolares, organizacionais, terapeutas, sociais e neuropsicólogos. Habilidades como empatia, comunicação eficaz, aconselhamento, análise crítica e ética são fundamentais para o sucesso na área.
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Item A permanência profissional após a aposentadoria: uma análise narrativa(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-11-11) Matos, Edvete Andrade; Dias, Liz Martinez Mercês (Orient.)O objetivo do presente estudo foi compreender os sentidos da permanência no mercado de trabalho para os idosos aposentados. Foram entrevistados trabalhadores na faixa etária entre 60 e 75 anos, brasileiros e atuantes em Salvador (Ba). Os participantes deveriam estar aposentados e permanecerem no mercado de trabalho em regime geral ou estatutário. A pesquisa foi conduzida através de um questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista narrativa em um encontro presencial. Os dados qualitativos obtidos foram analisados com base nas etapas da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) seguindo as etapas de codificação, categorização, inferência e tratamento informático para caracterização dos dados coletados. Dessa forma, os resultados indicam que a necessidade ou até mesmo o desejo das pessoas permanecerem no mercado de trabalho está associado não apenas a questões econômicas, mas também a busca de autonomia através do trabalho realizado, como forma de se manterem inseridas na sociedade. Sugere-se que sejam incluídos, programas de planejamento para a aposentadoria que contemplem o envelhecimento ativo respaldado nos direitos humanos das pessoas mais velhas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e autorrealização.Item A perspectiva da criança da institucionalização à adoção: uma revisão de literatura(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-28) Almeida, Júlia Passos Sandes de; Azevedo, Renata Berenstein de (Orient.)O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a visão sobre o tema de adoção na perspectiva de crianças institucionalizadas ou adotadas de acordo com a literatura científica nacional. A metodologia usada é a revisão sistemática de literatura. Os resultados deste trabalho foram diferentes tipos de sentimentos que emergiram nas crianças e que foram categorizados em eixos temáticos. A última categoria representa uma conclusão sobre a relevância da perspectiva da criança para as pesquisas sobre o tema. Conclui-se com este trabalho que a busca pela perspectiva da criança em casos de adoção ou institucionalização é importante para o processo psicológico individual da criança. No sentido científico, é relevante produzir material científico sobre adoção na perspectiva dos adotados pois contribui para efetivação de políticas públicas que incorporam as crianças na construção dos seus direitos.Item A psicoacústica como dimensão da percepção no processo de ensino-aprendizagem: um survey em psicologia(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-16) Mascarenhas, Elisa Lima; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)Este estudo consistiu em um Survey de abordagem quantitativa, que teve como objetivo compreender relações entre a percepção sonora e o processo de ensino-aprendizagem de estudantes em ambientes universitários. A pesquisa foi realizada em ambiente virtual com duzentos e seis estudantes ouvintes e com desenvolvimento típico, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil, regularmente matriculados no semestre corrente do período da coleta de dados. As entrevistas foram realizadas por meio da Plataforma Google Forms. A coleta de dados foi feita por meio de um formulário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturado. Todos os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e, em alguns casos, interferenciais de relação. Os participantes relataram que a presença de ruídos interfere no processo de ensino-aprendizagem e que os espaços das instituições são considerados como ambientes ruidosos, indicando concordância em relação ao incômodo causado pelos ruídos. Além disso, os resultados foram agrupados em diferentes categorias temáticas centrais: (a) Percepção sonora e (b) Ruído e o processo de ensino-aprendizagem. As considerações finais revelam que depender exclusivamente de relatos para compreender psicoacústica no processo de ensino-aprendizagem corre o risco de ter dados compostos pela má interpretação, diferenças entre ambientes utilizados como referência, percepções individuais, podendo ocasionar discrepâncias em fatores equivalentes e parecidos, e isso foi a principal limitação do estudo.Item As mulheres da lagoa da paixão: a luta da mulher enquanto pessoa de referência de famílias em extrema pobreza e suas narrativas de sofrimento psíquico(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-07-07) Sodré, Claudia Rodrigues; Sarno, Silvana Maria Grisi (Orient.)Esse trabalho se propôs a investigar e analisar a qualidade da saúde mental das mulheres participantes que compõem a ocupação da Lagoa da Paixão, bairro de Nova Brasília de Valéria em Salvador-Bahia, descrevendo fatores associados e desencadeantes de sofrimento psíquico. Para tal estabeleceu-se quatro objetivos específicos: Investigar a rotina das mulheres participantes em seu contexto de luta pela própria sobrevivência e da família; Descrever possíveis fatores associados e desencadeantes de sofrimento psíquico encontrados; Identificar o manejo utilizado pelas participantes para lidar com esse possível sofrimento; Avaliar as possibilidades de intervenção no campo da psicologia no sentido de prevenir e acolher o sofrimento das mulheres moradoras da Lagoa da Paixão. Para produção de dados a técnica escolhida foi a de estudos de caso múltiplos, realizado através de um questionário para identificação de dados sócio demográficos, e uma entrevista com questões semiestruturadas. As participantes foram seis mulheres maiores de dezoito anos, pessoa de referência no grupo familiar e moradoras da comunidade Lagoa da Paixão. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo que segundo Campos (2004) consiste em 1) pré-exploração do material ou de leituras flutuantes do corpus das entrevistas; 2) Seleção das unidades de análise (ou unidades de significados) e 3) Categorização, neste caso optou-se por uma categorização não apriorística, que surge no contexto das respostas dos sujeitos da pesquisa, nesse caso o pesquisador transita entre o material analisado e teorias embasadoras, além de priorizar os objetivos da pesquisa. O estudo demonstra que fatores como a história de vida, a falta de trabalho remunerado, a alimentação precária, a realidade dentro da comunidade, a saúde física, a falta de segurança diante do domínio do tráfico de drogas, são fatores desencadeantes de sofrimento psíquico e que o apoio mútuo entre as moradoras, o apoio de entidades que ensinam atividades que ajudam a melhorar a renda familiar são relevantes para as estratégias de enfrentamento das mulheres chefe de família. Essas constatações evidenciam a necessidade de uma intervenção de profissionais de órgãos como o SUAS e instituições da atenção básica à saúde junto a essa população no sentido de compreender suas demandas oferecendo um serviço adequado para a melhoria da qualidade de vida dessas mulheres.Item As narrativas de freiras idosas relativas às trajetórias de vida missionária(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-12-20) Alves, Rosália Agda Souza; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)Esta investigação tem por objetivo compreender as narrativas de freiras idosas relativas às trajetórias de vida missionária. Participaram da pesquisa cinco freiras idosas, de nacionalidade espanhola com mais de 70 anos, no mínimo 15 anos de trabalho missionário. Para a coleta de dados, foi utilizado roteiro de entrevista narrativa, usamos uma pesquisa qualitativa narrativa, dentro dos padrões éticos, protegendo a individualidade e a identidade das entrevistadas, os quais foram realizados após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi utilizado um roteiro de entrevista narrativa com questões abertas sobre suas trajetórias de vida missionária. As entrevistas foram gravadas, transcritas, organizadas e codificadas, de maneira integral, pelos pesquisadores e analisadas de maneira descritiva. A seguir, ocorreu a criação de categorias temáticas sobre os temas que mais se destacaram na narrativa das freiras idosas. Foi possível compreender que a velhice é uma etapa em que a pessoa continua se desenvolvendo, desfrutando da vida, assim toda experiência acumulada é o terreno onde pode-se perceber os frutos do que foi plantado durante toda a sua trajetória de vida. Percebe-se escassez de pesquisas com freiras, sobretudo freiras idosas. Sugere-se que se dê continuidade a estudos com essa temática, a fim de oferecer à sociedade, oportunidade de uma discussão sobre experiências de vida, memórias coletivas relativas a trajetórias de vida missionária, bem como considerar os diferentes contextos.Item Associações da ansiedade competitiva com o desempenho de atletas profissionais: uma revisão de literatura(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-06-20) Oliveira Júnior, Jorge Da Silva; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)A ansiedade é um estado emocional comumente associado a um valor negativo, caracterizado por nervosismo, preocupação e apreensão. Ainda que percebida como negativa ou desagradável, em situações esportivas, a ansiedade aparece como uma resposta ao estresse diante da pressão em desempenhar uma determinada tarefa. Deste modo, o objetivo geral deste estudo foi analisar a relação de aspectos da Teoria Multidimensional da Ansiedade com o desempenho de atletas profissionais na literatura científica. Este é um estudo de revisão sistemática de literatura que consultou as seguintes bases para coleta dos dados: PsycINFO, PubMed/MedLine, SCOPUS e LILACS. Os resultados dos artigos selecionados foram analisados a partir da estratégia de análise por eixos temáticos. Por fim, foi possível identificar relações de influência dos sintomas ansiosos sobre o desempenho dos atletas, além observar demais fatores que influenciam no desempenho dos atletas.Item Cognição social e transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-19) Garrido, Marina Machado; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)O Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve prejuízos na interação e comunicação social, bem como comportamentos enrijecidos e repetitivos. O perfil cognitivo deste transtorno engloba diferentes alterações a exemplo da cognição social que se refere a processos em que sujeitos conseguem receber, interpretar e utilizar informações sobre si próprias, os outros e as relações sociais. O objetivo do presente trabalho é caracterizar o desempenho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em componentes da Cognição Social (CS). Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em português na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com inclusão de seis artigos para análise. A literatura coletada foi categorizada nos resultados a partir dos componentes Teoria da Mente, Reconhecimento de Emoções e Aprendizado Social. Nenhum estudo coletado apresentou desfechos relacionados aos domínios Empatia, Percepção de Movimento Biológico e Reconhecimento de Agente, Motivação Social e Atenção Social. Os resultados indicam que crianças dentro do espectro do TEA apresentam limitações em CS quando comparadas a grupos de crianças neurotípicas. Apesar dos avanços na compreensão da CS em pessoas com TEA, esta revisão integrativa revelou algumas lacunas na produção científica acerca do tema. Embora existam, os instrumentos para verificar CS na população com TEA ainda são insuficientes para abranger os seus diversos componentes, e os desafios ligados à falta de consenso na própria teoria resultam em avaliações pouco específicas dos domínios desta área. Desse modo, é importante que mais pesquisas sejam realizadas para consensuar as habilidades em CS.Item Envelhecimento e rualização: Representações sociais de pessoas idosas em situação de rua(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-06-16) Soares, Paulo Roberto Santos Reis; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)Este estudo consistiu em uma investigação de cunho fenomenológico, a partir de uma pesquisa de opinião pública, que teve como objetivo analisar as representações sociais elaboradas por estudantes universitários sobre pessoas idosas em situação de rua. Foram entrevistados 313 participantes de diferentes faixas etárias pertencentes a instituições públicas e privadas. As entrevistas foram realizadas por meio do instrumento Google Forms. Os dados foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), que permitiu a categorização e processamento das informações coletadas. O artigo foi dividido em três seções, a saber: representações sociais de rotina, representações sociais de estereótipos e representações sociais de compromisso com pessoas idosas em situação de rua. Os resultados apontaram a existência de uma dupla sobreposição de vulnerabilidade associada às velhices e os contextos de pessoas em situação de rualização, evidenciando a complexidade dos fenômenos. Além disso, notou-se que as representações sociais de pessoas idosas em situação de rua estão carregadas de estereótipos, que podem fomentar preconceitos e discriminações contra essa população em estado de extrema vulnerabilidade. Em suma, considerou-se a necessidade de ampliação de outros estudos, para promover políticas públicas emancipatórias.Item Estereótipos associados a pessoas com transtorno do espectro autista nas redes sociais(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-12-18) Menezes, Rafaela Cupertino; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)Estereótipo social é definido como uma crença coletiva que é compartilhada acerca de alguma característica relacionada a um grupo de pessoas. Uma das funções mais utilizadas nas redes sociais digitais é a comunicação, e a publicação de fotos e vídeos, o que contribui na disseminação de opiniões. Assim, pessoas diagnosticadas com autismo podem ser alvo de inúmeros comentários nas mídias sociais. Este estudo tem como objetivo investigar estereótipos associados a autistas nas redes sociais. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado o YouTube, Instagram e TikTok, e selecionado o total de 7 perfis. A análise de dados foi proposta de acordo com a ideia de Bardin (2011), assim, foi categorizado entre traços psicológicos e físicos, atributos, capacitismo, estereótipos familiar e rede de apoio. Os comentários demonstram ambivalência nos discursos, uns com estereótipos disfarçados e outros com estereótipos nítidos. Os vídeos podem corroborar para a quebra desses estereótipos, no entanto, alguns comentários podem dar suporte para que surja mais discriminação através do capacitismo. O estudo pode auxiliar na reflexão de atitudes e julgamentos, e no maior entendimento da singularidade em torno do Transtorno do Espectro Autista.Item Hospitalização por covid-19 e transtorno de estresse pós-traumático: uma revisão integrativa da literatura(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-06-22) Sousa, Gabriela Silva; Cerqueira, Gustavo Luis Caribé (Orient.)Introdução: Este estudo consistiu em uma revisão integrativa da literatura e teve como objetivo analisar a manifestação de sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em pacientes que vivenciaram o processo de hospitalização por COVID-19 de acordo com a literatura científica. Método: Para a coleta dos dados, foram consultadas as bases de dados Pubmed, LILACS e Cochrane Library. Definiu-se como critérios de inclusão: ensaios clínicos, publicados entre o período de 2020 a 2022, disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol, que abordassem temas relacionados à prevalência de TEPT associada à hospitalização por COVID-19. Resultados e discussão: A amostra final foi composta por nove artigos que foram analisados através da sistematização de eixos temáticos: 1) TEPT e pacientes hospitalizados por COVID-19; 2) A gravidade da doença COVID-19 e 3) Apoio social, impacto psicológico e TEPT. Conclusão: Apesar de escassas as evidências dos efeitos diretos da hospitalização na saúde mental dos pacientes, há indicações de níveis aumentados de TEPT em pacientes infectados e hospitalizados por COVID-19.Item Loucura, vínculo e teatro: contribuições da experiência a formação em psicologia(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-16) Santos, Felipe Jesus Dos; Azevedo, Renata Berenstein de (Orient.)O presente trabalho tem como objetivo refletir criticamente sobre as contribuições da experiência à formação em psicologia. Para tanto, se apoiará em relato de experiência de um estágio extracurricular em um grupo de teatro composto por atores atravessados pelo sofrimento psíquico. O trabalho foi dividido em eixos temáticos, representativos da experiência do estágio: Loucura, vínculo e teatro, analisados frente às contribuições de Jorge Larrosa ao valor formativo da experiência. Suas considerações finais apontam para a centralidade da experiência na tecitura de novos sentidos quanto a apropriação singular pelo estudante do dizer e do fazer psicologia.Item Narrativas maternas sobre o acompanhamento de filhos diagnosticados com câncer(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-06-21) Salóes, Eduarda Alves Dias; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)Este estudo consiste em uma pesquisa narrativa que teve como objetivo compreender as narrativas de mães sobre o acompanhamento do filho com diagnóstico de câncer pediátrico. Foram entrevistadas 5 mulheres, de maneira individual, com idades entre 24 e 50 anos, sendo elas mães de filhos com diagnóstico de câncer que estão no início da fase de manutenção, e estão hospedadas em uma casa de apoio em Salvador. As entrevistas foram feitas na sala de psicologia na casa de apoio em que elas se encontram, e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário sociodemográfico, seguido por um roteiro de entrevista narrativa. Os dados obtidos foram analisados através das seguintes etapas: (1) transcrição, (2) categorização e (3) análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelam que as mães sofrem com mudanças na rotina e com as repercussões psicológicas associadas à sobrecarga materna, e a vivência do adoecimento do filho, com potencial de repercussões mesmo após a finalização do tratamento. No entanto, são capazes de encontrar recursos para se adaptar a esse período e amenizar o sofrimento. Esse estudo conclui que a vivência da hospitalização do filho é emocionalmente adoecedor e diminui a qualidade de vida da mãe, logo se faz essencial um suporte psicológico às cuidadoras de pacientes com câncer em todas as etapas da doença do filho.Item Nessa cidade todo mundo é de oxum... E de iemanjá também: a psicologia analítica e o arquétipo materno em uma roda de mulheres(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-12-22) Abbade, Celina Márcia de Souza; Cavalcanti, João Marcos de Oliveira (Orient.)A presente pesquisa, realizada em uma Roda Terapêutica com três mulheres, partiu de itans sobre Iemanjá e Oxum, deusas iorubanas que chegaram na cultura brasileira através de africanos escravizados, a fim de compreender o significado compartilhado entre essas mulheres sobre representações arquetípicas afro-brasileiras da Grande Mãe. Essas narrativas, enquanto expressão simbólica, têm como proposta resgatar ou reforçar o feminino ancestral, em busca do autoconhecimento das mulheres, trazendo para a consciência aquilo que já existe no inconsciente feminino. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica exploratória, de cunho metodológico qualitativo, levando-se em consideração a subjetividade do pesquisador, as reflexões sobre as suas próprias atitudes na observação de campo, seus sentimentos como parte da interpretação dos dados, documentados em diários de pesquisa, atividades escritas, desenhos e gravações orais. As narrativas míticas representam experiências milenares de conteúdos simbólicos que habitam o inconsciente coletivo dos seres humanos como uma bagagem que cada um de nós carrega de forma inconsciente e compartilhada. Dessa forma, as narrativas de deusas afro-brasileiras podem se tornar forças poderosas para modelar comportamentos e influenciar emoções. A Roda de Mulheres é capaz de promover a consciência do poder gerador e transformador em cada uma das mulheres da Roda, independente de crenças religiosas ou culturais. E, essa promoção de consciência, tomando como base as narrativas afro-brasileiras, poderá nos aproximar, de forma mais autêntica do que em outras culturas, de nossas raízes e origens ancestrais.Item O acompanhante terapêutico no processo de inclusão educacional de alunos com autismo no brasil(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-06-22) Almeida, Vanessa Cunha; Cerqueira, Gustavo Luis Caribé (Orient.)O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM - V), se encontra na categoria de Transtorno do Neurodesenvolvimento, uma vez que se manifesta cedo e acarreta prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional (APA, 2014). O TEA é caracterizado por alterações significativas na comunicação e interação social, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades (SANCHACK e THOMAS, 2016). Por se tratar de um espectro, as manifestações do transtorno variam a depender do grau de comprometimento, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica (AGRIPINO-RAMOS e RIBEIRO SALOMÃO, 2014). Segundo o DSM - V (2014), o espectro autista pode ser dividido em três níveis de suporte, mudando com relação a sua gravidade, que vai desde pessoas independentes, que necessitam de pouco apoio, até pessoas que necessitam de maior auxílio para realizar competências básicas do cotidiano.Item O outro e a urbe: seu lugar no discurso de adolescentes de classe média alta residentes em condomínios fechados de Salvador/Ba(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2021-12-17) Rolim, Tiago Ferreira; Sarno, Silvana Maria GrisiO presente trabalho se propõe a identificar e analisar os significados e sentimentos presentes no discurso de adolescentes de classe média alta, residentes em condomínios fechados de Salvador/BA, com relação a sua circulação em espaços públicos da cidade. Para a produção dos dados, optou-se pela técnica do grupo focal, do qual participam quatro adolescentes entre 15 e 17 anos, qualificados para a discussão em foco neste Trabalho de Conclusão de Curso por sua classe social e vivências cotidianas em condomínios fechados de Salvador/BA. As falas e interações dos participantes são analisadas com fundamento na Análise Lacaniana de Discurso proposta por Ian Parker e na teoria dos quatro discursos desenvolvida por Jacques Lacan. Verificou-se, a partir da análise de suas falas e interações, que os adolescentes participantes da pesquisa não aplicam os atributos de precariedade, desordem, insegurança e descaso indiscriminadamente à cidade, demonstrando saber que ela abriga em seu seio experiências extremas. Os atributos referidos são aplicados a regiões afastadas, favelas, nomeadamente. O outro que habita a cidade aparece convertido em ameaça, devendo ser mantido afastado, silenciado, invisibilizado, uma vez que reconhecer-se nele revela-se improvável. Compreendemos, com base nos dados produzidos neste trabalho, que o discurso em torno dos condomínios, fortemente assimilado pelos adolescentes que participam da pesquisa, e a vida que eles levam no interior dessas edificações-fortalezas, não colaboram para o estabelecimento de laços ou vínculos entre esses adolescentes e a cidade onde moram e crescem.Item O sofrimento psicológico em vítimas de abuso sexual infantil(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-12-18) Silva, Raquel Bento da; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)Segundo a Legislação Brasileira (Lei no 13.431/2017), a violência sexual é toda ação que intimide a criança e adolescente, mantendo relação sexual ou não, incluindo também o exibicionismo atráves das mídias ou não. Diante da extensão das consequências provocadas pelo abuso sexual, Habigzang e Koller (2011) apontam quatro categorias de alterações decorrentes desta violência na infância: cognitivas, comportamentais, emocionais e físicas. O objetivo deste estudo é de investigar alterações emocionais e comportamentais em crianças vítimas de abuso sexual infantil, a partir do relato de profissionais de psicologia. Este estudo trata-se de uma pesquisa narrativa, com profissionais que atenderam dois casos de crianças/ou adolescentes, com idade atual entre 1 e 18 anos, que foram vítimas de abuso sexual na infância (ocorrido no período do 1 a 12 anos). Os relatos incluíam cinco crianças a partir do relato de casos de três dos psicólogos clínicos. Os resultados corroboram a literatura sobre as consequências físicas, comportamentais, emocionais, cognitivas e também as psicopatologias das crianças vítimas de abuso sexual. O estudo ressalta a importância de investigações futuras sobre o tema, principalmente envolvendo estudos longitudinais que possam acompanhar profissionais e crianças para intervenções e prevenções.Item Os efeitos da terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) no tratamento da insônia em adultos(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2023-10-20) Caetano, Lorena Marcia Cordeiro; Fontes, Aruanã Mairê Maia (Orient.)O transtorno da insônia é o mais prevalente entre os demais transtornos do sono, além de ser o problema de saúde pública mais frequente na população e na prática clínica, porque gera importantes prejuízos na saúde e funcionalidade diurna do indivíduo. A teoria cognitivo |comportamental para insônia (TCC-I) é considerada primeira linha de tratamento da insônia, de acordo com guidelines nacionais e internacionais, e preza pela melhora da gravidade da insônia e qualidade do sono através de intervenções durante as sessões de psicoterapia. A presente revisão busca identificar os efeitos da terapia cognitivo comportamental para insônia (TCC-I) no tratamento da insônia na população adulta e avaliar a viabilidade desse tratamento não farmacológico para os indivíduos insones, tão pouco disponível para a população brasileira. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, cujo método permite a potencialização da busca e reflexões posteriores sobre o material pesquisado. Para a inclusão, os artigos deveriam ser referentes a pesquisas empíricas, publicados entre os anos de 2013 a 2023, em português ou inglês, estar disponíveis em versão digital completa e também deveriam apresentar resultados relacionados aos processos envolvidos no tratamento da insônia através da TCC-I. Os resultados mostraram que após intervenções da TCC-I é possível observar redução nos sintomas da insônia, alívio dos sintomas do humor, melhora da qualidade de vida e funcionamento diurno do indivíduo. Através dessa revisão podemos concluir que geralmente, a TCC-I é eficaz no tratamento da insônia em uma variedade de populações e em diferentes ambientes, mas apesar de existir uma literatura considerável sobre a eficácia do tratamento cognitivo-comportamental (TCC) para a insônia que confirma seus efeitos positivos, na prática clínica, em geral, esse impacto tem sido limitado por estar pouco disponível à população.Item Terapia assistida por animais com cães na psicologia: uma revisão integrativa da literatura(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2022-12-13) Machado, Thayssa Cerqueira Gomez; Cerqueira, Gustavo Luis Caribé (Orient.)A Terapia Assistida por Animais é uma intervenção terapêutica que complementa outros tratamentos e se caracteriza pelo uso de um animal como agente facilitador no processo de intervenção. O objetivo foi compreender a utilização da Terapia Assistida por Animais com cães na psicologia a partir da literatura científica nacional. Metodologia: O estudo é uma revisão integrativa da literatura de caráter descritivo com coleta de dados nas bases SciELO, PePSIC, Google Acadêmico e BVS. Os critérios de elegibilidade utilizados foram artigos que 1) abordassem a temática referente à terapia assistida por animais 2) com cães 3) na psicologia 4) que o desenho do estudo fosse revisão 5) de língua portuguesa e 6) publicados nos últimos cinco anos. A análise foi realizada de forma descritiva, categorizando os dados em unidades de análise na tabela. Resultados e discussão: A TAA se mostrou eficaz em diversos públicos e ambientes, tendo benefícios biopsicossociais em todas elas. O cão é o animal mais utilizado nessa modalidade de terapia e ele necessita de um treinamento específico para a função. No Brasil ainda não há regulamentação para a prática e os profissionais seguem orientações de organizações internacionais. Conclusão: A TAA produz benefícios biopsicossociais para pacientes de todas as faixa etárias, com diversas patologias e em vários ambientes. Essa intervenção é capaz de humanizar tratamentos e contextos. Se faz necessário mais estudos sobre TAA, principalmente com foco na psicologia.Item TORNAR-SE PSICÓLOGA: Um relato de experiência em estágio no GACC-BA com enfoque na abordagem gestáltica(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2021-12-10) Caldas, Mônica Aran Moraes; Silva, Mônica Neves Aguiar da (Orient.)O presente artigo apresenta um relato de experiência durante estágio clínico e trabalho voluntário no Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC-BA. O objetivo geral do estudo é apresentar sentimentos e impactos emocionais na construção do ser psicoterapeuta, articulando a experiência à luz da Gestalt-terapia. Essa corrente foi escolhida porque acredita no potencial humano e sua melhor forma de estar no mundo no momento presente. Pretende-se demonstrar os caminhos terapêuticos possíveis diante das particularidades do atendimento infanto-juvenil nos espaços de convivência da casa e refletir sobre a formação do psicólogo, suas dificuldades e desafios. Os resultados obtidos indicaram que os estágios são etapas essenciais na formação do futuro Psicólogo, assim como, as considerações finais expõem a necessidade de ampliação de estudos teóricos-vivenciais que mostrem as diversas possibilidades de intervenções através de recursos lúdicos.Item Um olhar feminino na perspectiva BDSM: o percurso do normativo até o couro(UCSal - Universidade Católica do Salvador, 2024-06-19) Silva, Jennifer Benjamin Lima Almeida; Hide, Eurides Simões Soares (Orient.)O prazer, constantemente, não se sustenta ao se adequar a padrões. Sempre irá haver uma excentricidade no processamento desse desejo, sendo eles por uma ideia de pertencimento ou até mesmo curiosidade a respeito do que seria fora do comum, uma experiência que muitas vezes se torna mais atrativa. Na condição da libido não ser atendida, ela se expurga de outras formas, e o que é chamado de excêntrico é apenas uma forma de dar forma a essa libido, esse prazer. Pautada nisso, essa pesquisa buscou compreender como os indivíduos vivenciam suas experiências por trás da comunidade BDSM (bondage, discipline, domination, sadism, submission, masochism). Para isso, foi utilizada como metodologia o estudo de caso com praticantes dessa comunidade, para alcançar os participantes foi utilizado o método bola de neve, após a identificação dos praticantes seguiu inicialmente na pesquisa questionário sociodemográfico para em seguida a realização de uma entrevista semiestruturada, a análise dos dados foi repartida em categorias em prol da facilitação dos resultados. Concluindo que há uma carência de estudos a respeito da temática e é de extrema relevância que esse grupo de pessoas tenham mais possibilidades de participarem de estudos que sejam destinados a compreender suas vivências.