MBA em Contabilidade e Controle Aplicados ao Setor Público

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A Universidade Católica do Salvador tem uma forte tradição na oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente oferta 20 cursos no seu portfólio contemplando as áreas de Comunicação, Direito, Educação, e Sociedade; Engenharia, Arquitetura e Tecnologia; Negócios e Gestão; Gestão Pública, Psicologia e Saúde. Todas as áreas possuem uma abordagem inovadora e foco no desenvolvimento teórico e prático.

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Recent Submissions

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    A importância do planejamento tributário para arrecadar mais e melhor – o exemplo de Irecê
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2024-10-25) Carmo, José Mário Souza do; Perazzo, Alan Avelino; Araújo, Fábio Ângelo Oliveira de; Costa, Quézia Vitória Arifa; Carvalho, Silvana Sá de (Orient.)
    Indispensáveis na organização de qualquer órgão público, os planejamentos, orçamentário, financeiro e tributário, elaborados com responsabilidade, constituem- se em instrumentos repletos de soluções teóricas e práticas, eficientes e eficazes, quando seguidos à risca após sua implantação e operacionalização. O planejamento tributário, pode evitar gastos desnecessários com publicidades, com cobranças indevidas de valores irrisórios onde o custo é maior que a cobrança, com instituição de leis “viciadas” para recuperação de créditos fiscais sem um prévio estudo do impacto.
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    Governança e plano de integridade: um estudo de caso na Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Alagoinhas/BA
    (UCSal, Universidade Católica do Salvador, 2023-03-21) Gabriel, Leila Carla Vila Flor Souza; Arruda, Daniel Gomes (Orient.)
    A gestão pública municipal vem passando por significativas transformações com foco, dentre outros objetivos, no desenvolvimento de ações de implantação de uma cultura de governança pública. Nesse contexto, esse estudo buscou entender o processo de comunicação interna na Secretaria da Fazenda do Município de Alagoinhas/BA (SEFAZ/Alagoinhas), buscando identificar a suas fragilidades e riscos que possam impactar na entrega dos serviços públicos com qualidade/excelência para a sociedade. O estudo buscou rastrear processos, práticas, atividades, rotina e normas que possam comprometer ou reforçar a integridade da função institucional e como produto final propor um Programa de Integridade visando a construção e manutenção de uma cultura organizacional com foco nos princípios e normas de Governança. Com fins de identificar a percepção/compreensão dos servidores da SEFAZ/Alagoinhas quanto às práticas ligadas à integridade institucional, com aplicação de questionários, consolidação dos dados coletados e realizar um fórum de discussões entre servidores da SEFAZ e do Núcleo de Auditoria do Controle Interno. Como resultado, propõe-se um conjunto de ação para mitigação dos riscos por meio de metodologia específica de sistematização de ações que visam fortalecer a cultura da integridade, da conduta ética, da capacidade de resposta aos riscos, com foco no bem servir ao cidadão.