Muniz, Elisabete Góes Silva PereiraCoelho, Denise Gersen Pinto (Orient.)Souza, Mônica Patrícia Oliveira (Coorient.)2025-01-242025-01-242022-12-10https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5334Este estudo visa apresentar uma análise da relação entre o esporte Judô e a descoberta de sentido e valores na fase da adolescência. Neste trabalho foi apresentada uma pesquisa bibliográfica e um relato de experiência da Logoeducação através da prática desta arte marcial. Como recurso educacional utilizou-se a concepção da filosofia do Judô, dos ensinamentos e dos valores transmitidos nas aulas como norteadores para a formação de vidas com sentido. Na discussão constata-se que a prática do Judô tem efetiva relevância para os adolescentes na projeção e na realização de projetos futuros, aponta para os valores de atitude, vivenciais e criativos, e os conduz a desviar-se dos possíveis riscos sociais. O experimento em questão relata uma vivência, à luz da Logoterapia e Análise Existencial – com foco na Logoeducação.LogoeducaçãoAdolescênciaJudôEsporteLogoterapiaAnálise existencialJudô, o caminho suave na descoberta de sentido e valores: um relato de experiência com adolescentes no esporteTrabalho de Conclusão de Curso