Domingues, Sérgio da SilvaJesus, Liliane Vasconcelos de (Orient.)Delaporte, Maya Constance Manzi (Membro da Banca)Magalhães, Selma Reis (Membro da Banca)2025-10-082025-10-082020-03-27https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5757O presente trabalho tem como objetivo analisar como se encontra o acesso e uso das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTDIC) no ambiente educacional, público e privado, a partir do contexto educacional presente na cidade de Salvador no estado da Bahia, em duas escolas distintas, sendo elas: o Colégio público Estadual Edvaldo Brandão Correia, e o Colégio Villa Campus. Considera-se como Novas Tecnologias de Informação e Comunicação as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da era digital (internet, celular televisão digital, computadores, tablets, etc.). Nesse sentido, o estudo visa mostrar as consequências do uso das NTICs na prática cotidiana de educadores e educadoras em espaços diferenciados que produzem significado na vida dos educandos. A metodologia empregada na pesquisa e que nos auxilia no processo de escrita, é de cunho qualitativo, a qual possibilitou a aplicação dos questionários realizados e a avaliação dos dados e enunciados obtidos. Na análise dos dados coletados, verificou-se que as tecnologias fazem parte da vida de muitos educandos, mas é necessário avaliá-la de modo crítico, pois seu acesso ainda está restrito a uma pequena parcela da população. Além disso, a sua incorporação no âmbito educativo promove a criação de novos entornos didáticos que afetam de maneira direta, tanto os atores do processo de ensino e aprendizagem, como o próprio cenário da escola.ptEducaçãoEnsino públicoEnsino privadoNovas tecnologias digitais de informação e comunicação (NTDIC)Desenvolvimento socialEducação e novas tecnologias para o desenvolvimento social: duas experiências em escolas do ensino público e privado na cidade de Salvador-BaDissertação