Tavares, Christiane Andrade RegisFreitas, Kátia Siqueira (Orient.)2025-04-282025-04-282021-06-21https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5528A tese intitulada “Extensão universitária em uma universidade católica brasileira: recortes, remendos e costuras de processo formativo como requisito para o cumprimento do papel social da universidade”- entre 2015 e 2020 - tem como problema “Como a extensão universitária na Universidade Católica do Salvador (UCSal) atua na formação do sujeito, enquanto cumpre sua função social na condição de instituição comunitária, confessional e filantrópica, no período compreendido entre 2015 e 2020?”A pesquisa teve como unidade de estudo um curso de extensão oferecido Pro Bone para gestores e educadores do município de Salvador pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL. A metodologia de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, contou com análise bibliográfica, documental, realização de entrevista com a Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, bem como questionários aplicados à Coordenadora de Extensão, Coordenadora do curso de extensão, gestores escolares participantes do curso e professores formadores. O objetivo geral buscou “analisar a dimensão formativa da extensão universitária na Universidade Católica do Salvador (UCSal) no cumprimento de sua função social enquanto instituição comunitária, confessional e filantrópica, no período compreendido entre 2015 e 2020”. Os objetivos específicos almejaram: i) discutir o papel da extensão universitária na UCSal enquanto instituição comunitária, confessional e filantrópica, apontando seus desdobramentos na identidade institucional; ii) Examinar as diretrizes acadêmicas de extensão da UCSal, nos anos compreendidos entre 2015 e 2020, enunciando convergências, divergências e contradições com a PNEU/2021 e Resolução no 7/2018; e iii) Investigar o curso de extensão “Atualização para gestores escolares da Gerência Regional de Educação de Cajazeiras da Secretaria Municipal de Salvador - SMED”, realizado em 2018”, evidenciando possibilidades, contribuições e limitações do curso na formação do sujeito. As inferências voltam-se para a confirmação da tese de que é, também, por meio da extensão universitária que a universidade católica cumpre sua função social, mediante formação do sujeito que transformará o contexto em que está inserido. O texto revela a trajetória de universidades, da extensão no cenário da universidade, a extensão e sua relação com a identidade da universidade católica no Brasil, com destaque para os recortes históricos, os remendos produzidos pelas políticas e pesquisas e as costuras ao entrar no campo empírico. A extensão universitária, concebida como dimensão acadêmica atrelada ao ensino e à pesquisa encontra-se em via de consolidação de um processo que tem como foco a formação do sujeito, sendo um dos meios pelos quais a universidade católica cumpre sua função social. O curso impactou positivamente na vida profissional dos participantes, resultando em progressão funcional e melhoria salarial.ptExtensão universitáriaUniversidade católicaFormação do sujeitoTransformação socialExtensão universitária em uma Universidade Católica Brasileira: recortes, remendos e costuras de processo formativo como requisito para o cumprimento do papel social institucionalTese