Teixeira, Emily Muniz Dos SantosDantas, Priscila Tiano GonçalvesAvena, Maura Leite Espinheira (Orient.)2024-10-282024-10-282024-06-19https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5092A presente monografia objetivou analisar, a partir da perspectiva dialética do materialismo histórico, os desafios psicossociais enfrentados pelos discentes universitários, bem como compreender o papel do assistente social no campo da educação, especificamente no ensino superior, e de que formas este profissional pode atuar para a superação desses desafios, visando à permanência e conclusão do ensino superior. Para tanto, foi utilizado a abordagem qualitativa, e, como procedimento de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico e da observação participante no período de estágio curricular obrigatório em um setor de acolhimento e atenção psicossocial de uma instituição de ensino privada. Por meio das pesquisas bibliográficas realizadas e da prática vivenciada no campo de estágio foi possível analisar as principais dificuldades apresentadas pelos universitários e como se dá a atuação do assistente social no enfrentamento dessas dificuldades visando à permanência e conclusão dos discentes no ensino superior, percebendo-se assim a relevância do serviço social no ensino superior para o enfrentamento das dificuldades psicossociais e expressões da questão social apresentadas pelos estudantes.ptAtuação do Assistente SocialEducação superiorDificuldades psicossociaisServiço social na educação: o acompanhamento psicossocial de discentes para permanência e conclusão do ensino superiorTrabalho de Conclusão de Curso