Siano, Luísa Murita da Cruz RiosFreitas, Kátia Siqueira de (Orient.)2025-06-112025-06-112015https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5608A pesquisa aborda a questão da qualidade da educação do ensino médio regular, da rede estadual pública, em Salvador-Bahia nos anos de 2010 a 2014, como direito à educação básica e compromisso em favor dos direitos humanos. O estudo está fundamentado na pesquisa bibliográfica e em documentos normativos. São considerados dados secundários, já existentes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do Ministério da Educação – MEC, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia quanto à taxa de matrícula, taxa de rendimento/aprovação, taxa de reprovação, taxa de distorção idade/série, taxa de abandono, média hora/aula diária e média alunos por turma como subsídio ao levantamento da realidade educacional do ensino médio regular estadual público em Salvador-Bahia. A análise dos dados indica que o ensino médio regular estadual público de Salvador vem sofrendo queda em relação ao número de matrículas, a taxa de reprovação somada à de abandono é em torno de 33%, a taxa de rendimento/aprovação não atinge 70% e a distorção idade/série fica acima dos 50%. Para finalizar é necessário repensar e reformular as práticas pedagógicas e de conhecimento do ensino médio à realidade sociocultural do aluno. A pesquisa em foco faz parte do Projeto do Observatório de Direitos Humanos, Cidadania e Violência –OBEDUC, MBOTE, constituído por uma rede interdisciplinar e colaborativa, formada pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; da Universidade Federal da Bahia – UFBA e da Universidade Católica do Salvador – UCSAL; subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.ptEnsino médioQualidade da educaçãoDireitos humanosPolíticas educacionaisQualidade da educação do ensino médio em Salvador-Bahia: um compromisso em favor dos direitos humanosDissertação