Santos, Adiane de Souza Santos dosCoelho, Maria Luiza da SilvaSouza, Taise Rodrigues Pereira deSouza, Mônica Patrícia Oliveira (Orient.)2025-02-072025-02-072024-12-14https://ri.ucsal.br/handle/123456789/5357Este artigo analisa o filme “O Primeiro da Classe” à luz da Logoterapia e Análise Existencial, destacando a educação como instrumento de realização de sentido. A metodologia qualitativa baseia-se em revisão bibliográfica e análise interpretativa de falas e ações de Brad Cohen, protagonista que supera os desafios da síndrome de Tourette e transforma adversidades em propósito. Fundamentado nos conceitos de Viktor Frankl, o estudo aborda a Logoeducação como prática que transcende técnicas pedagógicas, promovendo uma visão humanizadora que valoriza a singularidade de cada aluno. Brad exemplifica o papel do educador como mediador de sentidos, capaz de inspirar inclusão, empatia e autotranscendência. O trabalho reforça a relevância da educação como resposta às crises existenciais e desintegração de valores na atualidade, destacando seu potencial para o desenvolvimento integral do ser humano e para uma sociedade mais ética e solidária.ptLogoeducaçãoBusca de sentidoAutotranscendênciaAutodistanciamentoEducação como instrumento de realização de sentido: a luz da Logoterapia e Análise Existencial em o primeiro da classeTrabalho de Conclusão de Curso